Defensoria Pública firma ACT com a UFMG para capacitação na área dos direitos humanos e políticas públicas 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de criar ações conjuntas no campo da pós-graduação e da internacionalização. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (11/8), na Unidade I, da DPMG, em Belo Horizonte. 

O ACT visa a realização de cursos, eventos, capacitação e formação profissional relacionados com as temáticas de desenvolvimento sustentável, políticas públicas, do direito da integração, proteção dos direitos humanos e Estado de Direito.  

A defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias destacou a importância da parceria entre as duas instituições comprometidas na luta pelos direitos das pessoas vulnerabilizadas. “Hoje estamos aqui com a UFMG, com a Faculdade de Direito, buscando cada vez mais os caminhos para levar os direitos fundamentais a quem mais precisa; com um olhar atento, presente e próximo, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou. 

A defensora pública-geral falou sobre a necessidade da empatia para quem trabalha no dia a dia junto ao assistido – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG 

A defensora pública-geral também prestigiou o aniversário de 49 anos da Defensoria mineira, comemorado no dia quatro (4) de agosto, e evidenciou que o ACT é o primeiro dentro das celebrações do cinquentenário da Instituição.  

A reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, reafirmou o compromisso com a Defensoria Pública e a vontade de expandir a cooperação para outras áreas do serviço público. “É nosso dever enquanto instituição contribuir com o trabalho da Defensoria Pública, principalmente no campo dos direitos humanos, das políticas públicas e em prol das nossas cidades, do estado e do povo mineiro”, pontuou. 

Para a reitora da UFMG Sandra Goulart, o ACT é apenas o início de uma parceria com a Defensoria Pública  

Na ocasião da solenidade, o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez Guerrero, ressaltou o protagonismo feminino no serviço público em referência a defensora pública-geral e a reitora da universidade. O diretor também prestou homenagem à Maria de Lourdes Prata, primeira mulher a se formar na Faculdade de Direito há 98 anos e também em um dia 11 de agosto. 

A defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa junto da reitora da UFMG Sandra Goulart, o diretor da Faculdade de Direito Hermes Guerrero e os participantes da solenidade de assinatura do ACT 

Presença 

Também estiveram presentes na cerimônia a chefe de gabinete, defensora pública Caroline Goulart Teixeira; coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; diretora presidente da Escola Superior (Esdep), defensora pública Silvana Lourenço Lobo; assessora da corregedoria-geral, defensora pública Marina Buck Carvalho-Sampaio; vice-presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Ligia Olimpo de Oliveira; o coordenador da Defensoria Especializada de Saúde Pública, defensor público Bruno Barcala Reis; defensor público em atuação na Defensoria Especializada de Segunda Instância e Tribunais Superiores – Criminal (Desits-Crim), Fernando Campelo Martelleto; a coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM-UFMG), Jamile Bergamaschine Mata Diz e a doutora em direito público e integrante do CEJM, Carla Ribeiro Volpini Silva.  


Assessoria de Comunicação e Cerimonial – ASCOM
imprensa@defensoria.mg.def.br
 / Tel: (31) 3526 0456