Defensoria Pública mineira inicia curso de formação da 2ª turma das novas servidoras e servidores 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais iniciou, nesta terça-feira (1º/7) o 2º Curso de Formação Inicial para Servidores Concursados da DPMG. Participam 34 servidoras e servidores da segunda turma das candidatas e candidatos aprovados, empossados na última segunda-feira (30/6). 

Promovida por meio da Escola Superior (Esdep) e da Superintendência de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), a capacitação tem como objetivo proporcionar aos recém-ingressos uma imersão completa nas atividades e nos princípios da Instituição.   

Defensor público e membro do CS, Guilherme Rocha, subdefensora-geral Karina Maldonado e o corregedor-geral Frederico Saraiva durante a abertura da capacitação – Fotos: Mateus Felipe/DPMG 

Ao abrir o curso, a subdefensora pública-geral Karina Maldonado lembrou a missão constitucional da Defensoria Pública de atender a população mais vulnerabilizada, pontuando a importância da sensibilidade. 

 “São pessoas que chegam até nós, muitas vezes, sem saber expressar suas necessidades, tamanha a complexidade de sua situação. Nosso papel é acolhê-las e ampará-las. Portanto, é fundamental que mantenham um olhar atento e uma escuta ativa, para que possam atendê-las bem e ajudá-las”, afirmou. 

Ao dar as boas-vindas para as novas servidoras e servidores, o corregedor-geral Frederico Saraiva informou ser a orientação o principal propósito da Corregedoria-Geral, que zela também pela fiscalização da atividade funcional e conduta de membros e servidores da DPMG.  

Ele observou que a Defensoria é una e falou sobre a importância da conduta pessoal de cada integrante. “A partir do momento em que nos tornamos membros e servidores da Defensoria Pública, torna-se difícil dissociar nossa vida particular da nossa atuação profissional. Nossas ações, a partir de agora, de certa forma, refletem na imagem da Defensoria”, afirmou. 

Defensora pública há 20 anos, a chefe de Gabinete Caroline Loureiro Goulart Teixeira salientou a transformação pessoal decorrente de sua trajetória na DPMG. Ela destacou que o trabalho desempenhado por cada uma das servidoras e servidoras é fundamental para o fortalecimento da Defensoria, instituição jovem, ainda em construção. “Vocês fazem parte desse crescimento, contamos com a força de trabalho e animação de vocês”, concluiu. 

Chefe de Gabinete Caroline Loureiro Goulart 

Representando o Conselho Superior, o defensor público e membro do órgão, Guilherme Rocha, reiterou ser a Defensoria Pública um corpo único e enfatizou a importância de os novos servidores se inteirarem sobre as normativas internas. “A partir do momento que ingressamos, temos o dever de nos comportar de forma a proteger a nossa instituição, de nos irmanarmos no sentido de fazer com que ela avance cada vez mais”, disse. 

A diretora da Esdep, defensora pública Silvana Lobo, destacou que a Defensoria lida com seres humanos e afirmou ser gratificante trabalhar em uma instituição que transforma a vida das pessoas. “Que vocês sejam muito felizes nessa nova profissão e que as funções que irão desempenhar sirvam para o crescimento pessoal de vocês e felicidade de suas famílias”, disse. 

Após a abertura foi feita a apresentação das defensoras e defensores públicos auxiliares que integram a alta administração da Defensoria Pública mineira e de integrantes da SGPSO. 

O curso de formação segue até 15/7.