Defensoria Pública participa de Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), Luana Borba Iserhard, participou da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última terça-feira (19/8).
A audiência teve como objetivo debater a importância dos protocolos de atendimento às mulheres em situação de violência e da disseminação das informações para toda a Rede de Enfrentamento e Serviços do Estado.
Na ocasião, a defensora pública Luana Borba falou sobre a importância da atuação contra a violência de gênero. “Atuação com perspectiva de gênero mediante esses protocolos é uma forma de revelar as desigualdades que existem. Nesse contexto, a atuação da Defensoria Pública se trata da promoção dos direitos humanos, com destaque para o atendimento qualificado e o acolhimento de todas as mulheres em situação de violência de gênero de forma gratuita e integral”, afirmou a coordenadora.

Na reunião, outros órgãos também abordaram sobre ações de prevenção e combate à violência de gênero, principalmente em relação aos acionamentos por meio do telefone 190. Nesse sentido, a criação de um protocolo nacional é um caminho para a mulher aumentar sua confiança nas instituições e conseguir sair do círculo da violência.
Além disso, sobreviventes de tentativas de feminicídio também participaram da audiência, compartilharam seus depoimentos e destacaram a importância do trabalho de órgãos da rede de proteção.
Júlia Coelho — Estagiária sob supervisão da ASCOM
imprensa@defensoria.mg.def.br / Tel: (31) 3526 0456