Defensoria Pública participa de visita dos assistidos da APAE Sete Lagoas ao Fórum local
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Visita em Sete Lagoas – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Unidade em Sete Lagoas, participou da visita de assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município ao Fórum local, em referência as celebrações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A ação aconteceu na sexta-feira (4/4) nas instalações do Fórum Desembargador Félix Generoso, bairro Jardim Cambuí – Sete Lagoas.
A visita fez parte do lançamento do projeto “Cidadania e Sociedade”, idealizado pela direção do Foro de Sete Lagoas. Com o tema “Trazendo a sociedade para dentro do Judiciário, visando à inclusão e à conscientização de direitos”, os assistidos do Centro Dia da APAE puderam conhecer a estrutura e o funcionamento do Sistema de Justiça local, bem como as instituições que o compõe.
O defensor público Lucas Ribeiro Rodrigues participou da atividade e destacou o trabalho da Defensoria Pública na defesa de pessoas com deficiência e demais grupos em situação de vulnerabilidade. O defensor também apresentou as principais áreas de atuação da Unidade em Sete Lagoas, com destaque para a atuação no Tribunal do Júri.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado no dia 2 de abril. Com isso, o mês é dedicado ao debate sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA e seus familiares, bem como ao combate ao preconceito ainda enfrentado por essas pessoas na sociedade
APAE
As APAEs surgiram a partir do movimento apaeano, fundado por um grupo de pais e profissionais com o objetivo de garantir os direitos fundamentais das pessoas com deficiência, sobretudo a intelectual. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), no Brasil há 45,6 milhões de pessoas com deficiência, sendo 2,6 milhões com deficiência intelectual, aproximadamente 1,4% da população do país.
Com esse objetivo, nasce em 1954, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira APAE, uma organização social sem fins lucrativos com a finalidade de conscientizar, acolher e lutar pelos direitos da pessoa com deficiência.
Atualmente é possível encontrar uma unidade da rede APAE em 2.255 mil municípios do país. A rede é composta por uma Federação Nacional e subdivisões estaduais presentes em 26 unidades federativas.