Defensoria Pública promove debate sobre cuidado em liberdade e inclusão psicossocial no Mês da Defensoria 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior, em comemoração ao mês da Defensoria Pública, promove o evento “O Cuidado em Liberdade e o Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial”, no dia 28 de maio, às 9h, no auditório da DPMG – Unidade I (Rua dos Guajajaras, 1.707, 2º andar, Barro Preto – BH), com transmissão ao vivo pelo canal da Defensoria no YouTube. 

O objetivo do evento é demonstrar a importância do cuidado em liberdade e do fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial no acolhimento das pessoas com deficiência psicossocial, reforçando o compromisso institucional com os direitos humanos e a saúde mental. 

A programação contará com a participação da psiquiatra e doutora em Filosofia, Ana Marta Lobosque, com a palestra “Redes de Atenção Psicossocial: O Cuidado como Direito”; e da auditora fiscal do trabalho Patrícia Siqueira, que abordará o tema “Possibilidades de Trabalho para Pessoas com Transtornos Mentais”. 

A mediação será realizada pelo coordenador Estratégico de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da DPMG, defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, e pela analista do Setor Psicossocial da instituição, a psicóloga Jéssica Fernanda Rodrigues Lima. 

O encontro integra a programação do Mês da Defensoria 2025, reafirmando o papel da Defensoria Pública na promoção da cidadania e na defesa de uma rede de cuidados mais humana, inclusiva e eficaz.