Defensoria Pública promove o evento ‘Pessoas Idosas com Voz e Vez’ em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoverá o evento “Pessoas Idosas com Voz e Vez” em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A iniciativa será realizada no dia 26 de junho (quinta-feira), a partir das 9 horas, no auditório da Unidade I, no bairro Barro Preto em Belo Horizonte.  

O evento terá a participação especial das universitárias e universitários do Programa da Maturidade e Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico Estácio (NAAP) da Faculdade Estácio de Sá. 

O “Pessoas Idosas com Voz e Vez” será aberto ao público e transmitido pelo canal oficial da DPMG no YouTube (@defensoriamineira). 

A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, fará a abertura do encontro. Logo em seguida, será realizada a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Defensoria Pública e a Faculdade Estácio de Sá, cujo objeto é promover ações pela promoção e garantia dos direitos e do bem-estar das pessoas idosas. 

Após a assinatura, haverá lançamento da cartilha “A idade não é um problema, o idadismo sim!”. Produzida pela DPMG, por meio da Assessoria de Comunicação, a publicação é focada nos direitos da pessoa idosa e no combate ao preconceito. 

Finalizando a programação, a coordenadora da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, defensora pública Fernanda Fernandes, irá conduzir uma roda de conversa sobre as principais questões e desafios envolvendo a violência contra a pessoa idosa.  

O evento contará ainda com apresentação de dança e visita guiada aos setores da Unidade I da DPMG. Todas as ações integram o “Junho Violeta”, mês definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de conscientização da violência contra a pessoa idosa, em busca de dar visibilidade à causa.   

O ACT 

O ACT tem como objetivo firmar parceria entre a Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio de sua Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, e o Centro Universitário Estácio de Sá, de Belo Horizonte, para o desenvolvimento de ações que visam a promoção e garantia dos direitos e bem-estar da pessoa idosa. 

O acordo parte do princípio de integração dos serviços oferecidos pela DPMG com o “Projeto Maturidade”, da Faculdade Estácio de Sá, uma iniciativa de extensão acadêmica, social e cultural voltada para pessoas com idade superior a 50 anos. 

Dentre as ações, estão a participação dos estudantes do programa como voluntários em atendimentos diários, além de mutirões e demais eventos da Defensoria Pública, supervisionados por defensoras e defensores públicos e pelo Setor Psicossocial da DPMG.  

O ACT também estabelece um fluxo de encaminhamento de pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas para que possam ter acesso ao atendimento oferecido pela Clínica de Psicologia da Faculdade Estácio de Sá e, nos casos que envolvam a esfera jurídica, pela DPMG.   

Ainda é prevista a realização de atividades educacionais, como palestras e capacitações, para a conscientização em direitos das pessoas idosas.