Defensoria Pública promove palestra sobre ‘direito à felicidade’ em semana de celebração ao Dia Internacional da Mulher

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou na manhã desta sexta-feira (14/3) a palestra “O Direito à Felicidade: A Transformação que Começa em Nós”, como parte das atividades voltadas para a comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.  

O evento ocorreu no Auditório DPMG – Unidade I e foi transmitido de forma simultânea pelo canal da Defensoria no YouTube. A palestra foi ministrada por Sâmara Borges, doutora em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela abordou o tema da felicidade, desconstruindo a visão idealizada e propagada pelas mídias, sobretudo digitais.  

Sâmara Borges explicou como mecanismos internos do corpo também podem impactar na felicidade – Foto: Marcelo Sant’Anna 

Além disso, foram apresentados dados sobre a situação crônica que o Brasil e o mundo enfrentam em relação aos transtornos e doenças mentais. Sâmara comentou que a falta de conhecimento sobre o processo da felicidade, que envolve o corpo e a mente, pode ser um dos fatores que contribui para o problema. 

Por fim, a doutora em Administração compartilhou mecanismos de como o indivíduo pode promover a felicidade em sua vida, por meio da mudança gradual de hábitos, comportamentos e formas de lidar com as adversidades do dia a dia. Sâmara prega que a felicidade é simples, mas para alcançá-la é necessário disciplina, autoconhecimento e responsabilidade.  

Para assistir a palestra completa e na íntegra, clique aqui!  

Roda de Conversa 

No período da tarde, foi realizado o “Círculo de diálogo “Mães de Pessoas com Deficiência”.  

De acordo com a defensora Luana Borba Iserhard, coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedem) o objetivo do círculo foi, através da técnica do círculo de paz, proporcionar às mães atípicas um momento de troca de experiências. “A campanha ‘Todas, cada voz fortalece’, foi destinada às mulheres diversas. Logo, incluímos as mães de pessoas com deficiência, com o propósito de que elas pudessem ter esse espaço, que também fosse de autocuidado. Que elas pudessem tirar esse momento para si mesmas”, explicou. 

O círculo de conversa contou, também, com a participação da defensora pública Paula regina Fonte Boa Pinto, coordenadora estadual dos Centros de Conciliação e Mediação. Foto: Maria Fernanda/DPMG

Campanha 

Como parte da celebração do Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública escolheu o tema “Todas – Cada Voz Fortalece”. A campanha tem como objetivo ressaltar a importância da data e promover a conscientização acerca do respeito e igualdade para todas as mulheres. 

Além da palestra e do círculo de conversa, houve nesta sexta-feira (14/3) um mutirão de atendimento às mulheres em frente à Unidade I, em Belo Horizonte, durante a parte da manhã.  

Davison Henrique – Estagiário sob a supervisão da Ascom.