Defensoria Pública realiza a última edição do projeto ‘FelizMente’ na APAC Feminina de Governador Valadares
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
O projeto visa estimular a leitura de pessoas privadas de liberdade no município de Governador Valadares
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProc), realizou o último encontro deste ano do projeto “FelizMente – Psicoeducar por meio da Leitura”. A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/12), na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) Feminina de Governador Valadares.
Além de ampliar a compreensão sobre a importância de se aprender a lidar com os sentimentos, o projeto busca estimular o hábito de leitura no ambiente prisional e promover a ressocialização e o resgate da autoestima das pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa é conduzida pelas defensoras públicas Elaine Karen Costa Araujo, da Defensoria de Execução Penal, e Rafaela Banchik Mota Silva, da Defensoria de Cooperação e Conflitos.
Na ocasião, as recuperandas realizaram a leitura dos livros indicados e, em seguida, fizeram a explanação oral do conteúdo, demonstrando domínio da narrativa e capacidade de síntese. Para coroar o encerramento, cada participante desenvolveu uma arte para expressar a leitura, materializando em criatividade as reflexões adquiridas ao longo das páginas.
O encontro de encerramento, assim como todas as etapas anteriores, contou com a presença e validação técnica de Luciana Ribeiro Guimarães. Sua atuação no projeto está diretamente ligada à sua tese de Doutorado em Educação na UFMG (em curso), na qual desenvolve pesquisa sobre os letramentos no ambiente prisional da APAC Feminina de Governador Valadares.