Defensoria Pública realiza palestra sobre grupos marginalizados para calouros da UEMG em Ituiutaba  

Palestra na Uemg Ituiutaba – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou palestra sobre a garantida de direitos para grupos vulnerabilizados na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campos Ituiutaba.  

A palestra intitulada “Reconhecendo a função social da Defensoria Pública: Garantia de Direitos para grupos vulnerabilizados” foi ministrada pela defensora pública Mônica Alves da Costa, titular da 1ª Defensoria Cível de Ituiutaba e membra da Câmara de Estudos de Igualdade Étnico-racial, Gênero e Diversidade Sexual da DPMG.  

Defensora pública Mônica Costa em palestra para os calouros da UEMG 

Durante o evento, a defensora pública falou sobre a missão constitucional da Defensoria Pública na promoção dos Direitos Humanos e defesa dos grupos vulnerabilizados. Ela ainda ressaltou o trabalho realizado pela Instituição na garantia dos direitos de cada um destes grupos, entre os quais as mulheres encarceradas, população LGBTQIAPN+, indígenas, migrantes, crianças e adolescentes em acolhimento institucional.  

Por fim, ainda abordou sobre quais grupos e pessoas estão em situação de vulnerabilidade de acordo com as Regras de Brasília sobre Acesso à Justiça das Pessoas em condição de vulnerabilidade. 

A palestra fez parte das atividades da Semana de Recepção dos Calouros da UEMG, campus Ituiutaba.