A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), Unidade de Patos de Minas, reuniu cerca de 750 pessoas no seminário “Inclusão da Pessoa com deficiência e a importância da intervenção precoce no TEA”. O evento, realizado no dia 23 de junho, teve a participação de defensoras e defensores públicos, especialistas no tema em diversas áreas de atuação e representantes dos municípios da região no Centro de Convenções do Unipam – Centro Universitário de Patos de Minas.
Estiveram presentes no seminário representantes dos municípios de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros e Varjão de Minas, além de Patos de Minas.
O objetivo foi promover a educação em direitos e mostrar o papel que a Defensoria Pública exerce na sociedade em relação à garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Foram discutidos assuntos ligados à inclusão da pessoa com deficiência na saúde e na educação, com participação direta do público, e reforçada a necessidade de estruturação de uma Rede de Proteção Regional à Pessoa com Deficiência composta pelos municípios participantes.
O evento foi uma iniciativa da DPMG em parceria com a Associação Esperança Azul que, além de atuar pela garantia e defesa de direitos dos autistas, desenvolve projetos que proporcionam o desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
Palestras
Os palestrantes foram o defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), da DPMG, e o neuropediatra Flávio Rodrigues de Almeida.
As palestras visaram a capacitação dos educadores e profissionais de saúde da região, tendo também como público-alvo pais, mães e responsáveis, agentes públicos, professoras e professores, profissionais das redes de ensino municipal, estadual e particular, estudantes ligados à área da educação e da saúde, e sociedade civil em geral.
A coordenadora local em Patos de Minas, defensora pública Suzy Kerlley de Lara Lima, avaliou de forma bastante positiva a iniciativa. “O evento foi marcado por compartilhamento de informações que contribuíram com a compreensão do público acerca de uma temática tão importante. Foi proveitoso e importante institucional e socialmente”, afirmou.
O seminário, que teve grande adesão de profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social e de estudantes de Medicina e Direito, marcou a articulação e criação da Rede de Proteção Regional da Pessoa com Deficiência, por meio da Coordenadoria Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da DPMG, cujo objetivo é levar a gestão para todo o estado, priorizando ações extrajudiciais.
Rede em Patos de Minas
No dia anterior ao evento, em 22 de junho, houve reunião estratégica na sede da Defensoria Pública em Patos de Minas, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Assistência Social, APAE e Associação Esperança Azul, em que foi acordada a criação da Rede de Proteção Municipal da Pessoa com Deficiência de Patos de Minas, com apoio da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CEPIPED-DPMG.