DPMG é reconhecida nacionalmente com o Selo Diamante de Transparência
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) recebeu, na quinta-feira (4/12), o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, reconhecimento máximo concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
A certificação foi entregue durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O defensor público e assessor de Planejamento e Infraestrutura, Guilherme Andrade Carneiro Deckers, representou a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, na solenidade.

A conquista está diretamente relacionada ao lançamento do novo Portal da Transparência da DPMG, em 2025, que passou a oferecer navegação intuitiva, organização modernizada, conteúdos ampliados, bases de dados atualizadas e plena aderência aos critérios nacionais de transparência ativa.
A certificação, fruto do trabalho integrado das equipes da DPMG, coordenado pela Auditoria Interna, também evidencia a evolução da DPMG nos ciclos avaliativos do PNTP: 29,78% em 2023, 66,15% em 2024 e 97,28% em 2025, trajetória que demonstra o esforço institucional contínuo para aprimorar o acesso à informação e consolidar a transparência como valor permanente e estratégico da organização.
Em comunicado enviado à Instituição, a Atricon destacou que o Selo Diamante representa não apenas o cumprimento dos requisitos técnicos, mas o reconhecimento público do compromisso da DPMG com a ética, a integridade e a boa governança.
Assessoria de Comunicação e Cerimonial — ASCOM/DPMG
imprensa@defensoria.mg.def.br / (31) 3526-0456