DPMG participa de ação voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa com atendimentos na Praça 7, em Belo Horizonte

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Defensora pública Fernanda Milagres presta atendimento na Praça 7 – Fotos: Jady Caroline/DPMG

Em comemoração ao Outubro Prateado e ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou da “Operação Virtude”, ação voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa. Os atendimentos ocorreram na manhã desta quinta-feira (26/10), na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.

A atividade, que teve tom educativo e conscientizador, foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e contou com a parceria da DPMG e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para prestação de orientações à população. O foco foi o combate aos casos de violência contra as pessoas idosas, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade.

A defensora pública Fernanda Fernandes Milagres, em atuação na Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, coordenou a equipe da DPMG na realização dos atendimentos. “Além dos atendimentos referentes às situações de violência e conflito envolvendo pessoas idosas, prestamos orientação para quem trouxe outros tipos de demanda, buscando auxílio da DPMG”, conta a defensora pública.

Também participaram dos atendimentos o defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, coordenador da Coordenadoria Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, da DPMG, e da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado, além de estagiários.  A DPMG atua diretamente na orientação sobre os direitos e na defesa, judicial ou extrajudicial, dos direitos das pessoas idosas (acima de 60 anos).

Equipe que participou dos atendimentos na Praça 7

De acordo com Alexis Pedra, diretor de Planejamento Integrado da Sesjusp, a “Operação Virtude”, que engloba a atividade realizada na Praça Sete, também é composta por ações de fiscalização às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e apuração de denúncias de violência contra as pessoas idosas, que acontecem ao longo do mês. “Esse é um evento importante para conscientizar tanto o público idoso quanto a população em geral sobre os tipos de violência, o combate e os canais de denúncia”, explicou.

Luigy Hudson – Estagiário sob a supervisão da Ascom.