DPMG participa do lançamento do Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Belo Horizonte

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou do lançamento do protocolo para atender mulheres em situação de violência no município de Belo Horizonte. O evento aconteceu nesta segunda-feira (9/12) e foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Fazenda.  

Idealizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em parceria com a Fiocruz Minas, o Protocolo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Belo Horizonte é uma iniciativa que tem como objetivo estabelecer uma atuação conectada entre diversos setores da sociedade civil e poder público para que haja um combate coordenado contra as situações violência, bem como o amparo adequado às vítimas.  

A defensora pública e coordenadora da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), Luana Borba Iserhard, foi responsável por representar a Defensoria Pública no evento. A instituição possui uma ativa atuação na causa, seja por meio de atuações na defesa dos direitos das mulheres, ações de educação em direitos ou de conscientização por meio de suas cartilhas, como “Desigualdades de gênero e acolhimento à mulher” e “Isso é papo de homem”. 

A defensora pública Luciana Borba (primeira à esquerda) junto de representantes dos órgãos e instituições presentes no evento – Foto: PBH

A criação do projeto se deu a partir da articulação da Rede de Serviços de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Rede BH), formada em 2023, por meio da junção de instituições do sistema de justiça, saúde, educação, segurança pública e sociedade civil.  

O lançamento do protocolo ainda faz parte da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” e prevê também um sistema de monitoramento da efetividade das ações e medidas propostas. 

Com informações da PBH.