DPMG realiza formatura das Defensoras Populares em Unaí, em solenidade sediada pela Câmara Municipal

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em parceria com a Câmara Municipal de Unaí, promoveu, no dia 3 de dezembro de 2025, a formatura da nova turma do curso “Defensoras Populares”, na unidade de Unaí. A cerimônia ocorreu durante a 13ª Reunião Solene da Câmara Municipal, que abriu suas portas para homenagear as formandas e reconhecer a relevância social do projeto.

Realizada entre 27 de setembro e 29 de novembro, a formação integra o conjunto de ações estruturadas pela DPMG para ampliar o acesso ao conhecimento jurídico e fortalecer lideranças femininas nas comunidades. O curso, fundamentado na metodologia da educação popular, abordou temas essenciais como Lei Maria da Penha, Direitos das Mulheres, Seguridade Social, Direitos das Famílias, diversidade e participação política, consolidando uma rede de multiplicadoras preparadas para orientar e apoiar outras mulheres.

O defensor público e coordenador da unidade da DPMG em Unaí, acompanhado da defensora pública e coordenadora da Escola Superior da DPMG, Silvana Lourenço Lobo, entregou o certificado “Amigos da DPMG” à presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereadora Dorinha Melgaço / Crédito: ASCOM Comunicação da Câmara Municipal de Unaí

Durante a solenidade, foi reafirmada a urgência do enfrentamento diário à violência de gênero. As participantes foram convocadas a atuar como agentes estratégicas de proteção e cidadania, “os olhos vigilantes da justiça, os ouvidos atentos da solidariedade e a voz corajosa daquelas que ainda não encontraram força para falar por si”. A mensagem reforçou o papel das defensoras populares na ruptura dos ciclos de opressão e na difusão da consciência de que nenhuma mulher deve ser deixada para trás.

A cerimônia também destacou figuras de referência da Defensoria Pública.

A defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias, recebeu o título da Ordem Municipal do Brasão, em reconhecimento à sua trajetória e à reinstalação da DPMG no município.

O defensor público e coordenador local da unidade, Carlos Eduardo Vieira, também foi homenageado com uma Moção de Congratulação, em razão de sua atuação decisiva no fortalecimento do atendimento e da expansão das frentes de acesso à justiça. Desde sua chegada à comarca, em 2022, o defensor tem conduzido iniciativas que ampliaram o alcance da instituição no município.

A defensora pública e coordenadora da Escola Superior da DPMG, Silvana Lourenço Lobo, ressaltou que a formação das defensoras populares representa um pilar estratégico para enfrentar o “processo estrutural de violência diária” que ainda marca a realidade brasileira. Em sua fala, destacou o compromisso das participantes, que se dedicaram voluntariamente aos encontros, realizados aos sábados pela manhã.

Representando a turma, a formanda Flávia Pires Gonçalves enfatizou os índices alarmantes de estupro e feminicídio no país e em Minas Gerais (segundo estado com maior número de feminicídios) reforçando a necessidade de políticas públicas robustas e da educação como ferramenta para o respeito e a redução da violência de gênero. A participação das mulheres na formação foi celebrada como um marco de coragem e engajamento, capaz de levar conhecimento que fortalece, orienta e transforma realidades.

Clique aqui para assistir a solenidade na íntegra.

Confira mais fotos das novas defensoras populares:


Mateus Felipe — Jornalista/DPMG