DPMG realiza sessões de conciliação do II Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento de Belo Horizonte. Inscrições seguem abertas até 16 de dezembro
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realizou a primeira etapa das sessões de conciliação do II Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento de Belo Horizonte. As sessões aconteceram nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro de Conciliação e Mediação (CCM) da Unidade I da DPMG.
Com o Mutirão, casais que já dividiam a vida em união estável puderam trazer mais segurança jurídica para seu relacionamento. Passarão a ser casados e todo o período da união estável constará da certidão de casamento que receberão em fevereiro.

Depoimentos
Rejane Meirelhes e Gilderson Bernardes, casal que participou do Mutirão, se conhecem há cerca de dez anos e vivem em união estável há cinco anos. Após Rejane ver a divulgação do Mutirão, o casal decidiu legalizar a união.
“Já sabemos que nos damos bem, vivemos todos em harmonia, nós e nossos filhos. Decidimos aproveitar a oportunidade, nos inscrevemos e já fizemos a sessão de conciliação. Foi tudo rápido e fácil”, contou o casal.

A história de Marluce e Claudiney começou em 1993, quando Marluce o viu jogando sinuca e ficou interessada no rapaz. Dois anos depois, Marluce encontrou Claudiney na casa de uma colega e, a partir disso, começaram a namorar. O namoro durou quatro anos e depois disso ficaram separados por mais de 20 anos. Com uma ligação do acaso, o casal se reencontrou e após idas e vindas, eles decidiram morar juntos no final de 2023 e agora, após dois anos, regularizaram a união no Mutirão da Defensoria Mineira.
“Agora vamos lutar para ficar feliz o resto da vida. A juventude é uma coisa e a maturidade é outra, estamos mais maduros, mais companheiros”, relatou o casal, que ficou impressionado com a facilidade e rapidez com que tudo fluiu no Mutirão.
“Vi a notícia no dia 18 e no dia 19 tirei minhas dúvidas pelo WhatsApp, no dia seguinte já comecei a mandar a documentação. Hoje viemos para a sessão e em fevereiro voltaremos para a cerimônia”, completou Marluce.

Ione Moreira, que oficializou sua união com Sérgio Aloísio Soares, conta que ficou realizada com a oportunidade. “Como que eu me sinto? Eu já estou realizada, já era, né? Mas tem certas coisas que a gente tem que oficializar e servir como exemplo”, afirmou Ione, que estava acompanhada por suas duas filhas.

Ainda é possível participar!
As inscrições para o II Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento de BH seguem abertas até o dia 16 de dezembro nos locais e horários abaixo:
Unidade I da DPMG: Centro de Conciliação e Mediação de Belo Horizonte (CCM-BH), situado na Rua Guajajaras, nº 1707, 2º andar, Barro Preto. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ponto de Inclusão Digital de Venda Nova (PID-Venda Nova): Rua Padre Pedro Pinto, nº 422. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A inscrição também pode ser feita de forma online pelo e-mail demandasmediacao.bh@defensoria.mg.def.br.
Clique aqui para ver a lista de documentos necessários para a inscrição. As vagas são limitadas.
As próximas sessões de conciliação serão realizadas nos dias 08 e 09 de janeiro de 2026. A cerimônia para entrega das certidões de casamento ocorrerá em fevereiro.
Realização
O II Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento de Belo Horizonte é realizado pela Defensoria Pública, por meio do Centro de Conciliação e Mediação (CCM-BH), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), e em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).
Júlia Coelho — Estagiária sob supervisão da ASCOM/DPMG
imprensa@defensoria.mg.def.br / (31) 3526-0456