DPMG recebe veículos para ampliar atendimento e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recebeu, nesta sexta-feira (12/12), cinco novos veículos que irão fortalecer a assistência prestada pela Instituição às mulheres em situação de vulnerabilidade, em especial, vítimas de violência doméstica e familiar. 

Representantes da DPMG no evento de entrega: subdefensora-geral, chefe de Gabinete, coordenadora da CooProC, defensoras e defensores públicos-auxiliares, coordenadora e coordenadores – Fotos: Bryan Carvalho/DPMG

Os automóveis foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar proposta pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada federal Ana Pimentel. A iniciativa, que deu origem ao Projeto Elas em Rede – Mobilização para Proteção e Justiça, em execução pelo Instituto Albert Sabin, conta com articulação junto ao Ministério das Mulheres e à Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (SENEV). 

Além da Defensoria mineira, cerca de 20 instituições receberam veículos que serão destinados ao fortalecimento da rede proteção às mulheres

Agilidade e eficiência

Os cinco veículos modelo Toro Volcano doados para a Defensoria de Minas serão utilizados para ampliar sua capacidade de atuação na defesa dos direitos das mulheres, garantindo atendimento mais ágil e eficiente àquelas em situação de vulnerabilidade. 

As localidades contempladas serão Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Montes Claros, Viçosa e Varginha.  

A iniciativa busca fortalecer o atendimento especializado em regiões com altos índices de violência de gênero e em áreas marcadas por expressivas carências sociais. Os novos veículos também permitirão ampliar o suporte às cidades próximas que contam com serviços voltados à defesa dos direitos das mulheres, otimizando recursos e ampliando o alcance das ações da Defensoria Pública. 

A Defensoria mineira iniciou há aproximadamente três meses o trabalho em Brasília de captação de recursos provenientes de emendas parlamentares e este é o primeiro resultado. Conforme explica a defensora pública-auxiliar Adriana Pereira, “é essencial para nosso crescimento e expansão. Quando recebemos essa doação dos veículos, é um valor a menos que a Instituição precisa dispender e pode investir em outras frentes”, disse. 

Cerimônia de entrega

A cerimônia de entrega dos veículos foi realizada no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, com a presença da secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Naves, representando a ministra Márcia Lopes; da deputada federal Ana Pimentel; da deputada estadual Ana Paula Siqueira; da 1ª vice-presidente da Assembleia de Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha; e de representantes do Instituto Albert Sabin. 

A Defensoria Pública foi representada pela subdefensora pública-geral Administrativa, Karina Rodrigues Maldonado na solenidade. Também estavam presentes a chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias, defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; as defensoras públicas-auxiliares Adriana Patrícia Campos Pereira e Raquel Fernanda Tenório Seco; e o defensor público-auxiliar Guilherme Deckers.  

Estavam presentes ainda, as coordenadoras e coordenadores das Unidades da Defensoria Pública no interior e da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (Nudem-BH), que receberão os veículos doados. 

Pronunciamentos

Representando a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a secretária-executiva do Ministério, Eutália Barbosa Rodrigues Naves, enalteceu a deputada federal Ana Pimentel pela proposição da emenda parlamentar, “que irá fortalecer políticas públicas, com impacto e estruturação”. 

Ao mencionar a Defensoria Pública, a secretária salientou a Instituição como parceira das políticas para as mulheres e destacou o papel essencial dos NUDEMs. 

Eutália Naves observou que a violência contra a mulher tem determinação histórica, social, política e cultural e seu enfrentamento deve ser voltado para a desconstrução dessa cultura. 

Ao finalizar, a secretaria informou que os veículos serão destinados à rede de proteção das mulheres do Estado de Minas Gerais, incluindo, além da Defensoria Pública, Delegacias da Mulher, CRAS, CREAS, Centros de Referência, Secretaria de Segurança, entre outros órgãos. 

Secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Naves

Autora da emenda parlamentar, a deputada federal Ana Pimentel destacou a importância da Defensoria Pública para o Estado e na defesa de quem mais precisa.  

Ela observou o alto índice de violência de gênero em Minas Gerais, pontuando que as mulheres garantem o cuidado cotidiano das famílias e não podem receber de volta violência, subjugação e silenciamento. 

Ana Pimentel observou que as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços públicos e elas próprias têm realizado este trabalho árduo de garantir a proteção e o cuidado das outras mulheres. 

“Reunimos aqui instituições consolidadas e fortes que garantem o direito das mulheres no seu dia a dia. Que esta entrega que fazemos hoje, tão importante para o Estado de Minas Gerais, reforce esta atuação”, finalizou a deputada. 

Deputada federal Ana Pimentel

Representando a defensora pública-geral de Minas, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, a subdefensora pública-geral Administrativa, Karina Rodrigues Maldonado, fez agradecimentos, lembrando que este trabalho e esforço conjuntos de proteção e assistência a mulheres em situação de violência tem sido realizado há muitos anos, refletindo na sociedade e na população. 

Karina Maldonado observou que a Defensoria, não raro, recebe situações emergenciais e os veículos permitirão respostas mais rápidas. 

Subdefensora pública-geral Administrativa, Karina Rodrigues Maldonado

A 1ª vice-presidente da ALMG, deputada estadual Leninha, pontuou que 90% dos feminicídios são praticados por ex-companheiros, pessoas que diziam amar e conviveram no mesmo lar, e destacou a importância de se reforçar a estrutura institucional para fortalecer o trabalho de combate à violência. 

A deputada estadual Ana Paula Siqueira pontuou a posição de Minas Gerais como segundo estado do país mais violento para mulheres e meninas e frisou que, mais do uma estrutura física, os veículos irão garantir assistência mais humanizada para as mulheres. 

A representante do Instituto Albert Sabin, Camilla Cagnin Fonseca, informou que o Projeto Elas em Rede – Mobilização para Proteção e Justiça alcançará cerca de duas mil mulheres em Minas Gerais e destacou a importância da entrega dos veículos, primeira ação do projeto. “Que os veículos sejam mais um instrumento para ajudar aquelas mulheres que precisam ser atendidas, chegando a locais onde a dificuldade logística não permitia”, disse. 

Depoimentos

Unidade de Viçosa 

A coordenadora da Unidade de Viçosa, defensora pública Nilza Martins Pataro Machado, recebeu o veículo em nome da Unidade local e também da Casa das Mulheres, projeto de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Defensoria Pública, com foco no enfrentamento da violência contra às mulheres. Para a coordenadora, a entrega do veículo vai potencializar a atuação no município: “É uma grande vitória, uma grande evolução para a expansão do nosso trabalho, uma vez que poderemos atender cada vez mais mulheres em situação de vulnerabilidade”. 

Defensora pública Nilza Martins Pataro Machado

Unidade de Teófilo Otoni 

O defensor público da Unidade, Flávio Cézar, ressaltou o valor do novo equipamento. “A Unidade tem histórico de lutas no combate à violência contra as mulheres e acolhimento em todas as áreas. A entrega do veículo hoje representa um marco histórico para a nossa Unidade e para toda a comarca”.  

Defensor público Flávio Cézar Barros

Unidade de Varginha 

O coordenador da Unidade de Varginha, defensor público Márcio Salgado Almeida, reafirmou a importância da ação na promoção dos direitos das mulheres. “Qualquer iniciativa de apoio ao combate à discriminação de gênero e promoção da igualdade de direitos é fundamental, tenho certeza que contribuirá significativamente para nossas atividades em Varginha de promover cada vez mais os direitos das mulheres”, frisou. 

Defensor público Márcio Salgado

Unidade de Montes Claros  

Para o coordenador da regional Norte e local de Montes Claros, defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, a integração do veículo na Unidade permitirá a ampliação do acesso gratuito à justiça para as moradoras e moradores da comarca, através dos serviços da Defensoria Pública. “Irá facilitar ainda mais o acesso das mulheres a uma efetiva e satisfatória prestação jurídica”, afirmou. 

Defensor público Cláudio Fabiano Pimenta

Defensoria Especializada Na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH) 

A coordenadora da Defensoria Especializada Na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH), defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira, destacou a melhora logística que a Especializada irá ganhar com a chegada do veículo: “É fundamental para otimizar a prestação dos nossos serviços, tanto nas atividades extrajudiciais, como também para facilitar o encaminhamento das nossas assistidas”. 

Defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira

Alessandra Amaral e Davison Henrique – Jornalistas DPMG.