Família e Sucessões

A Defensoria das Famílias e Sucessões ajuda as pessoas a entenderem seus direitos em questões de família e heranças (sucessão). O objetivo é resolver os problemas de forma amigável. Para isso, são oferecidas sessões de conciliação e mediação, nas quais se busca chegar a um acordo que beneficie todas as partes envolvidas.

Caso não seja possível chegar a um acordo, a Defensoria das Famílias apresenta uma ação judicial e acompanha todo o processo, oferecendo apoio à parte que precisa.

No caso da Defensoria das Sucessões, também são propostas ações judiciais e o processo é acompanhado.

A Defensoria Pública atua na área de Família oferecendo desde orientação jurídica sobre direitos e deveres, principalmente relacionados às filhas e filhos crianças e adolescentes, até a defesa em processos judiciais, com foco em casos de divórcio, guarda, alimentos (pensão alimentícia), reconhecimento de união estável, entre outros.  

Além da orientação e atuação jurídica, a Defensoria Pública busca a resolução consensual dos conflitos familiares, promovendo a conciliação e mediação entre as partes, com o objetivo de encontrar soluções que atendam aos interesses de todos, principalmente em casos que envolvem a proteção e o bem-estar de crianças e adolescentes.   

Durante todo o ano, a Defensoria Pública realiza, ainda, ações extrajudiciais para atender variadas demandas da área, com o objetivo de buscar a regularização da situação jurídica das famílias de forma acessível e rápida. São elas:   

Mutirão Direito a Ter Pai
Mutirão Direito a Ter Pai

Há mais de uma década a DPMG realiza o “Mutirão Direito a Ter Pai” com o objetivo de garantir

Mutirão das Famílias
Mutirão das Famílias

Realizado no mês de março em diversas unidades do Estado que possuem demandas represadas de

Conversão de União Estável em Casamento
Conversão de União Estável em Casamento

Realizado pela Defensoria Pública mineira e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio dos

A Defensoria Pública acompanha as demandas relacionadas à sucessão, tais como alvará, inventário, arrolamento e cumprimento de testamento, atuando na proteção dos direitos patrimoniais, garantindo as prerrogativas das partes envolvidas, orientando sobre os direitos e deveres dos herdeiros, esclarecendo dúvidas sobre o processo de inventário, partilha de bens e outros procedimentos legais.  

Em casos de inventários com irregularidades ou disputas sobre a partilha de bens, a Defensoria Pública busca a conciliação entre os herdeiros e partes interessadas, visando resolver os conflitos de forma extrajudicial. 

Selecionamos alguns conteúdos para você conhecer mais sobre a atuação.

  • Fases do Processo de Família

    Fases do Processo de Família

    Cartilha explica, com linguagem simples, cada etapa do processo judicial de família na Defensoria.

    Salvar cartilha
  • Escola de Convivência Familiar

    Escola de Convivência Familiar

    Cartilha da Defensoria sobre convivência familiar, tipos de família e direitos das crianças

    Salvar cartilha

📌 Categorias: