Golpe do Brinde: Defensoria do Consumidor alerta para nova modalidade de fraude que está vitimando as pessoas

Por Assessoria de Comunicação em 30 de janeiro de 2023

É fato que o novo ambiente das transações virtuais facilitou a vida de milhares de pessoas. Em contrapartida, esse espaço requer cuidados, pois está cada vez mais comum se deparar com golpes e fraudes na esfera digital.

Apesar de possuírem métodos e objetivos semelhantes, é preciso estar atento aos novos golpes que vão se criando diariamente. A Defensoria Especializada do Consumidor chama atenção para uma nova fraude que vem vitimando diversas pessoas: o “Golpe do Brinde”.

O Golpe do Brinde pode ser aplicado por intermédio de redes sociais ou com o estelionatário indo até à casa do cidadão.

De acordo com a Polícia Civil, nas duas situações o criminoso opera da seguinte forma: a vítima é contatada por algum meio, dizem que ela foi premiada com algum brinde ou presente e são solicitados seus dados pessoais. Geralmente, os dados solicitados para a aplicação do golpe são: CPF, RG, telefone pessoal, endereço e fotos de identificação.

Os “prêmios” ofertados são vários e podem ser até objetos comuns do cotidiano.

Na nota emitida pela Defensoria Especializada são informados alguns métodos para as pessoas se precaverem dos golpistas. Confira:

– Nunca permita que o entregador tire uma foto sua (supostamente uma selfie), com o aparelho dele, sob o argumento de confirmar que o brinde foi entregue.

– Fique atento ao aparelho de celular do entregador. Ele pode esconder a mensagem que aparece na tela da biometria, que mostra a contratação de, por exemplo, um serviço bancário em seu nome, com seus dados. Então, fique atento se há algo escondendo alguma mensagem!

– Se lhe procurarem para entregar algum brinde, se este não for proveniente de fornecedor (loja/mercado/banco etc.) conhecido por você, antes de recebê-lo confirme junto ao fornecedor que está lhe presenteando se realmente lhe mandou o brinde.

– Caso suspeite ter caído neste golpe, procure a polícia, faça um boletim de ocorrência e entre em contato com a central do banco onde feita a contratação fraudulenta.

Rodrigo Siqueira, estagiário sob supervisão da Ascom/DPMG.

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