Ituiutaba recebe novas instalações da Defensoria Pública de Minas Gerais 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugurou novas instalações em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, nesta terça-feira (25/2). 

Com a inauguração, a Defensoria Pública dá continuidade à política institucional de oferecer unidades mais bem estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos.  

Descerramento da placa de inauguração – Fotos: Marcelo Sant’Anna/DPMG 

A nova sede foi estruturada para proporcionar melhor acolhimento aos usuários dos serviços da Instituição. A Unidade conta com rampa de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de gabinetes individuais para melhor privacidade e conforto no atendimento ao público.   

Em suas palavras na cerimônia, a defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, destacou o esforço e dedicação das defensoras e defensores públicos que atuam em Ituiutaba, nas tratativas que resultaram em uma Unidade muito bem estruturada. 

“Mais um avanço da nossa Defensoria Pública. Que esta seja apenas mais uma etapa, mais uma entrega de muitas outras que virão. O importante é sempre caminhar para a frente”, afirmou a DPG. 

Defensora-geral Raquel da Costa Dias: ”Hoje, as assistidas e assistidos de Ituiutaba têm um local adequado para aguardar o atendimento”

A evolução e fortalecimento da Defensoria Pública nos últimos anos foi lembrada pelo coordenador da Regional Triângulo II, defensor público Evaldo Gonçalves da Cunha. Ele observou que a nova Unidade oferece conforto e dignidade no atendimento à população de Ituiutaba, “para que tenham seus direitos reconhecidos e alcançados”.

Coordenador da Regional Triângulo II, defensor público Evaldo Gonçalves da Cunha 

A coordenadora Local da Unidade de Ituiutaba, defensora pública Priscila Cristiani Voltarelli Bozola, destacou que a inauguração celebra “não apenas a conquista de um espaço físico renovado mas, sobretudo, o avanço da justiça e o fortalecimento da cidadania, pilares essenciais da missão constitucional da Defensoria Pública”. 

Priscila Voltarelli pontuou algumas melhorias implementadas, como a adoção de segurança; mudança para um espaço moderno e funcional; e a ampliação da equipe, com o ingresso de estagiárias e estagiários de pós-graduação, servidores da MGS e assessor técnico, “aspectos que refletem nosso compromisso com a inovação e excelência na prestação dos nossos serviços”. 

Defensora pública Priscila Voltarelli: “Nossa missão é dar voz aos que não têm voz, lutar contra as desigualdades, assegurar que o Estado cumpra seu papel e a proteção dos direitos fundamentais”

A Unidade de Ituiutaba conta com três defensoras e um defensor público, com atuação nas áreas de Família, Saúde e Criminal.  Possui também um Centro de Conciliação e Mediação responsável por atender principalmente demandas da área de Família, como divórcio, alimentos e paternidade.  

Em 2024, a Unidade prestou mais de 33 mil atendimentos. 

Defensora-geral Raquel da Costa Dias (ao centro) acompanhada pelo defensor público Francis Junio de Oliveira e pelas defensoras públicas Mírian Luce Alves de Araújo, Priscila Cristiani Voltarelli Bozola e Mônica Alves da Costa 

Presenças 

A solenidade contou com a presença da prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes Ferreira; da secretária Municipal de Governo, Aleuene Guedes; da procuradora-geral do Município, Anna Neves; do procurador jurídico da Câmara Municipal de Ituiutaba; da diretora-presidente da ADP-MG, defensora pública Marlinta Dutra; do juiz de Direito Talvaro Possamai, representando a diretora do Foro, juíza Eleusa Maria Gomes; dos representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Stella Hernadez Maganhi, Andreia Garcia Martins, Talles Ricardo e Euller Xavier; do vice-presidente da 44ª Subsessão da OAB-MG, Jaime Gomes, representando a presidente Mirtis Correira Almeida; do diretor-geral do presídio de Ituiutaba, Abílio Félix Bezerra Neto; do representante do delegado regional de Polícia Civil, Rafael Faria; do comandante do 54º Batalhão de Polícia Militar, major Adivaldo Andrade da Silva; do comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar em Ituiutaba, ten. Andre Mariano, representando a comandante do do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, ten.cel. Ana Paula Borges; e dos proprietários do imóvel que abriga a nova Unidade da DPMG, Rogério Mendes Vilela e Graziela Funk Espir Vilela. 

Pela Defensoria Pública participaram da cerimônia a chefe de Gabinete, Caroline Loureiro Goulart Teixeira; a defensora pública-auxiliar Carla Lima Dias França dos Santos; os defensores públicos Fernando Orlan e Gustavo Humberto Ramos, que atuam em Uberlândia e o assessor militar, ten, cel. PM Bruno Assunção.