Mais que um mês: um calendário para celebrar a cultura negra o ano inteiro

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais lança o “Mais que um mês”, um calendário anual dedicado a valorizar a história, a cultura e os marcos que compõem a trajetória afro-brasileira. A iniciativa nasce a partir de um compromisso institucional: reconhecer, fortalecer e celebrar essas contribuições ao longo de todo o ano — e não apenas em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra.

A proposta do calendário é ampliar o conhecimento sobre acontecimentos significativos da história do país e estimular práticas educativas que promovam respeito, diversidade e igualdade. Para isso, o material reúne datas históricas, marcos legais, acontecimentos culturais e momentos de luta e celebração, apresentados de forma didática e acessível.

Além das datas, o material conta com duas seções especiais:

Gente que fez a diferença

Homenagem a personalidades negras que marcaram nossa história e abriram caminhos em diversas áreas: da literatura, ciência e política à arte, espiritualidade e movimentos sociais. Mulheres e homens que transformaram o Brasil e deixaram um legado de resistência, criatividade, coragem e ancestralidade.

Gente que faz a diferença

Reconhecimento a pessoas que seguem atuando hoje e que continuam mudando realidades, inspirando novas gerações e fortalecendo a luta por justiça racial. São referências contemporâneas que ampliam a presença negra nos espaços de decisão, na produção cultural e no pensamento crítico.

De acordo com Jady Caroline, coordenadora de Mídias Sociais e uma das responsáveis pela construção do material:

“a campanha ‘Mais que um mês’ nasce para lembrar que a valorização da cultura negra e o compromisso com a igualdade racial não cabem apenas em novembro; são ações contínuas, educativas e presentes ao longo de todo o ano”, ressaltou.

Disponível em dois formatos, calendário para impressão e e-book completo, o “Mais que um mês” é um convite para que escolas, servidores públicos, coletivos, instituições e a sociedade em geral incorporem a perspectiva antirracista de maneira contínua.

Mais do que um conjunto de datas, o calendário e ebook são instrumentos de:

educação em direitos
preservação da memória
valorização da identidade negra
fortalecimento da cidadania
e promoção da igualdade racial.

Ao longo do ano, convidamos todas as pessoas a conhecer, compartilhar e colaborar para o enriquecimento deste material, enviando sugestões para o e-mail redessociais@defensoria.mg.def.br