Medalha Santos Dumont homenageia quatro defensoras e defensores de Minas Gerais

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

As defensoras públicas Ana Cláudia Leroy, subcorregedora-geral da Defensoria Pública de Minas Gerais, e Vanessa Mendonça Cruz Ferreira Alves, coordenadora Cível de Belo Horizonte, foram condecoradas com a Medalha Santos Dumont.

Foram homenageados, ainda, os defensores públicos Vanderlei Capanema, coordenador da Regional Centro-Oeste e da Unidade de Divinópolis e Marcelo Vasconcelos de Sousa, coordenador da Unidade de Areado.

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, 20 de novembro, em Santos Dumont, na Zona da Mata mineira.

A subcorregedora-geral, Ana Cláudia Leroy, representou a defensora publica-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa na solenidade de outorga. Fotos: Cristiane Silva/DPMG

Nesta edição, foram homenageadas 130 personalidades em três graus: Ouro, Prata e Bronze. Os agraciados são, tradicionalmente, nomes com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais.

A subcorregedora-geral Ana Claudia Leroy foi agraciada com o grau Prata

e a defensora Vanessa Mendonça Cruz Ferreira Alves com o grau Bronze

Em seu discurso, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou sobre a genialidade do Pai da Aviação para reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos mineiros e pelos homenageados na solenidade. “A Medalha que entregamos carrega o nome de um mineiro que não se contentava com pouco. Em típico mineiro visionário que trabalhou discretamente para surpreender o mundo. Santos Dumont ousou ir além do que sua época julgava possível. Estamos homenageando aqui 130 personalidades que representam a força e a diversidade dos batalhadores mineiros. Essa homenagem é uma engrenagem do motor que faz Minas decolar”, completou o governador.

Concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades com atuação de destaque no estado, a honraria foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.

Nos últimos 10 anos, mais de 20 defensoras e defensores públicos foram homenageados com a honraria. Em 2023 a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias foi agraciada com a Medalha Santos Dumont – grau Ouro.

Presentes, também, na cerimônia a defensora pública Amanda de Andrade Caputo Tejo, em atuação em Santos Dumont e o defensor público e coordenador da DPMG em Barbacena, Sidnei Henrique da Silva

Cristiane Silva, jornalista/DPMG

Nenhuma galeria selecionada.