Mês da Defensoria 2025: DPMG promove Seminário Estratégico com foco em inovação, práticas institucionais e inclusão
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da sua Escola Superior, em comemoração ao mês da Defensoria Pública, promove o “Seminário Estratégico da DPMG”, nos dias 15 e 16 de maio de 2025. O evento acontecerá de forma presencial, no Auditório da DPMG – Unidade I, localizado na Rua dos Guajajaras, 1.707, 2º andar, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte, com transmissão simultânea pela plataforma da Esdep EAD.
A programação contempla temas estratégicos e atuais, voltados à qualificação das defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários, com destaque para o impacto da inteligência artificial nas rotinas da Defensoria.
O seminário será aberto oficialmente às 9h do dia 15 de maio pela defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, sucedida pela palestra de João Duque Correia Lima Neto, que abordará como a IA e os robôs estão transformando a forma de trabalho na Defensoria, com destaque para a automatização de petições iniciais, recursos e sustentações orais.
Na sequência da programação do dia 15 de maio, o defensor público Evaldo Gonçalves da Cunha discorrerá sobre a atuação da DPMG no acordo de não persecução penal antes da audiência para manifestação; a defensora pública Mônica Alves da Costa conduzirá uma oficina sobre parentalidade e redução de litígios familiares; em seguida haverá a palestra do defensor público Lucas Faria Alves sobre a atuação em rede para a tutela coletiva extrajudicial e os caminhos para a ação judicial. Palestra do defensor público Fernando Martelleto sobre dosimetria da pena fecha o primeiro dia.
No segundo dia, 16 de maio, a programação começa às 8h30 com a apresentação do defensor público Vinícius Paulo Mesquita tratará do “Tema 1.234” no Supremo Tribunal Federal, com reflexões sobre jurisprudência e atuação institucional. Em seguida, a defensora pública Fernanda Cristiane Fernandes Milagres destacará as iniciativas da DPMG para promover a inclusão escolar de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso institucional com os direitos fundamentais, encerrando a programção.
O seminário é uma oportunidade de aprimoramento e integração, alinhada às diretrizes estratégicas da Defensoria Pública de Minas Gerais, em defesa de uma atuação qualificada, inovadora e centrada na garantia de direitos.
Clique aqui para realizar a sua inscrição.
