Coordenador da CEPIPED presta atendimento, ministra palestras e recebe homenagem no mês de conscientização sobre o autismo 

Conscientização sobre o autismo – No decorrer do mês de abril, o coordenador estratégico de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (CEPIPED), defensor público Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, participou de atendimento itinerante com orientações jurídicas e ações de conscientização, em alusão ao mês de conscientização do autismo; ministrou palestras para públicos variados; e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Luis Renato Arêas participou, no dia 6 de abril, do “Encontro de Confraternização dos Autistas, Familiares e Amigos, na Praça da Assembleia”, em Belo Horizonte.   

Promovido pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas (CADDA-MG), em parceria com a DPMG, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e diversas associações, o encontro buscou ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fomentar o debate sobre inclusão e acessibilidade, além de fortalecer as políticas públicas voltadas a essa população.  

Com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), Luis Renato prestou orientações jurídicas e distribuiu cartilhas de educação em direitos para a população presente. 

O defensor público também colaborou na emissão, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); além de ter recebido a visita do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, na tenda da Defensoria Pública. 

Palestras 

No dia 25, o defensor público abordou o tema Direito a Saúde como exercício da Cidadania, no III Congresso Mineiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, realizado em Belo Horizonte. 

No dia 29, Luis Renato e a defensora pública Mariana Goulart Regazzi, em atuação na unidade de Brumadinho, falaram sobre Autismo e Inclusão da Pessoa com Deficiência, para o público presente no CRAS Aranha. Eles falaram sobre as perspectivas da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça de Minas Gerais. 

Homenagens 

Ainda marcando o mês de referência do autismo, nos dias 2 e 29 de abril, Luis Renato Arêas recebeu homenagens da vereadora Dra. Michelly Siqueira e do vereador Diego Sanches.