Coordenadora da CEDEM/DPMG participa de oficina de atendimentos à violência sexual e vigilância epidemiológica 

Palestra na Fapemig – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), defensora pública Luana Borba Iserhard, participou como palestrante da Oficina de Atendimento à Violência Sexual e Vigilância Epidemiológica. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de junho, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em Belo Horizonte. 

Coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDEM), defensora pública Luana Borba Iserhard, durante sua palestra 

Promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a oficina teve como público-alvo gestores e referências técnicas das Regionais de Saúde do estado. O objetivo central foi aprimorar o atendimento às vítimas de violência sexual nos territórios, além de fortalecer os mecanismos de vigilância epidemiológica, com foco na prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde pública. 

Durante sua participação, a defensora pública Luana Borba Iserhard ministrou a palestra “Aspectos jurídicos e fluxo para o Estado na interrupção da gestação prevista em lei”. A apresentação destacou o papel da Defensoria Pública na orientação jurídica e na garantia de acesso aos serviços públicos por parte das vítimas. 

A programação da oficina também incluiu discussões e orientações sobre o atendimento à população LGBTQIA+ vítima de violência sexual no âmbito do SUS, fluxos de distribuição de kits de medicamentos para as vítimas, planos de ação regionais, notificações compulsórias e a importância da atuação integrada entre as diversas instituições da rede de proteção.