Defensor-geral em exercício prestigia outorga da Medalha Santos Dumont em cerimônia que homenageou cinco defensoras e defensores de Minas Gerais 

Medalha Santos Dumont – O defensor público-geral em exercício de Minas Gerais, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, representou a Instituição na cerimônia de outorga da Medalha Santos Dumont 2023 realizada nesta quinta-feira (20/7), no município de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira.  

Concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades com atuação de destaque no estado, a honraria foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont. 

O local em que a cerimônia é realizada também é simbólico: é o lugar onde nasceu o inventor – agora Museu de Cabangu – e que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

Nesta edição da Medalha, foram homenageadas 125 personalidades em três graus: Ouro, Prata e Bronze. Os agraciados são, tradicionalmente, nomes com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais. 

A defensora pública-geral do Estado, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, foi uma das personalidades agraciadas. Ela receberá a homenagem posteriormente, em data a ser definida pelo governador Romeu Zema.  

Também receberam a honraria a defensora pública-auxiliar Sílvia Leonel Ferreira; o defensor público-auxiliar Francisco de Assis de Castro Calcagno; e os defensores públicos Felipe Soledade e Antônio Lopes de Carvalho Filho. 

Defensores públicos condecorados Antônio Lopes de Carvalho Filho e Felipe Soledade, defensora pública-auxiliar Sílvia Leonel e o defensor público-auxiliar Francisco de Assis de Castro Calcagno 

Em seu pronunciamento na cerimônia, o governador Romeu Zema ressaltou a genialidade e a importância da figura de Santos Dumont para os mineiros. 

Para o governador, o inventor Santos Dumont é um exemplo de transformação e resiliência pra Minas Gerais. “Encarar os momentos de dificuldade como uma oportunidade de aprendizado foi o que possibilitou ao aviador finalmente alcançar o sucesso e decolar com o 14-Bis em Paris, o que mudou para sempre a forma de transporte da humanidade. E, aqui em Minas, fomos nesse mesmo sentido, corrigindo nossos caminhos e aprendendo no percurso”, ressaltou. 

Entre outras autoridades também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; a defensora pública-auxiliar Giza Magalhães Gaudereto; o defensor público-auxiliar Guilherme Andrade Carneiro Deckers; a diretora-presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra; e a diretora tesoureira da Associação, defensora pública Renata Simião Gomes. 

Defensoras e defensores públicos presentes na cerimônia

Defensor-geral em exercício Nikolas Katopodis acompanhado pelo governador Romeu Zema 

Além da entrega da honraria pelo Estado, a solenidade marcou também o lançamento, pelos Correios, de um selo comemorativo e de um carimbo do 1º dia de circulação em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont. 

Com informações da Agência Minas