Defensoria Pública de Janaúba realiza três dias de ações e atendimentos no município  

Ações em Janaúba – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da coordenadora local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes, promoveu três dias de atividades no município, com foco em atendimentos à população, visitas institucionais e ações de orientação jurídica. 

Projeto Defensoria Itinerante é apresentado na Câmara Municipal 

No dia 14 de maio, Claudijane Gomes participou de uma reunião na Câmara Municipal de Janaúba, onde apresentou o projeto “Defensoria Itinerante” ao presidente da Casa, vereador Almir Dias Santos. O projeto visa ampliar o acesso à justiça por meio de ações descentralizadas e atendimento em diferentes regiões de Minas Gerais. 

Coordenadora local em Janaúba, defensora pública Claudijane dos Santos Gomes (3ª posição à direita), acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Almir Dias Santos (4° posição à direita), e demais participantes da reunião 

Visita e atendimentos na Instituição de Longa Permanência para Idosos  

No dia 15 de maio, a defensora pública visitou o a ILPI de Janaúba, onde conheceu a estrutura da instituição e as principais necessidades dos idosos acolhidos. 

Durante a visita, foram realizados atendimentos jurídicos e orientações individuais aos idosos, além de uma sessão no Centro de Conciliação para resolução de demandas emergentes. Claudijane reforçou à presidente da instituição, Maria de Souza, o compromisso da DPMG em manter um canal de atendimento contínuo para garantir os direitos da pessoa idosa. 

Atendimentos aos idosos da ILPI de Janaúba

Palestra na APAE sobre curatela e direitos das pessoas com deficiência 

Por fim, nesta quarta-feira (11/6), a defensora pública ministrou uma palestra na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Janaúba. O evento reuniu familiares, profissionais da instituição e usuários, com foco na atuação da Defensoria Pública e nos procedimentos relacionados à curatela, medida judicial destinada à proteção e cautela de pessoas em situação de vulnerabilidade.  

Durante a palestra, Claudijane Gomes destacou os serviços oferecidos pela Defensoria Pública e esclareceu sobre os critérios legais e sociais para o ajuizamento de ações de curatela, reforçando a importância da orientação jurídica gratuita e acessível à população.