Defensoria Pública participa de reunião do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência 

Reunião do Conselho da Medalha da Inconfidência – A chefe de Gabinete, defensora pública Caroline Loureiro Goulart Teixeira, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais na reunião ordinária do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (10/3). 

A reunião foi conduzida pelo presidente do Parlamento mineiro, deputado Tadeu Leite. 

A honraria será entregue aos agraciados em 21 de abril, em Ouro Preto, na Região Central do Estado. 

A chefe de Gabinete Caroline Loureiro Goulart (ao centro, de branco) representou a DPMG no encontro – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

A edição deste ano da medalha vai manter o formato dos últimos anos e terá duas partes. Haverá um momento cívico, na Praça Tiradentes, e outro na sequência, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), para a entrega das medalhas. 

Os integrantes do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência indicarão, até a próxima segunda-feira (17/3), quem será agraciado com a honraria. 

Cada membro do conselho poderá indicar até cinco agraciados. Ao todo, 170 personalidades serão homenageadas. O Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência é formado por dirigentes de órgãos dos três Poderes estaduais, de universidades e de outras instituições. 

Com publicação do Decreto 48.897, do governador Romeu Zema, de 18 de setembro de 2024, a Defensoria Pública de Minas Gerais passou a integrar as Comissões Permanentes das Medalhas da Inconfidência e Santos Dumont.   

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek. Tradicionalmente, o Governo do Estado entrega a honraria no feriado de 21 de abril a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País. 

Com informações da ALMG.