Defensoria Pública prestigia lançamento de projeto voltado para o povo Tikmu’um-Maxakali 

Cerimônia no MPMG – A defensora pública-auxiliar da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), Raquel Fernanda Tenório Seco, representou a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias no lançamento do livro bilingue (português/maxakali) com os Planos de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Tikmu’un_Maxakali. 

Realizado no dia 15 de maio na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o evento também inaugurou a exposição “Hãmhitupmã: alegrar a terra”, que ficará aberta para visitação do público até 14 de junho. 

A cerimônia, que teve tradução simultânea português/maxakali, contou com ritual de cantos dos povos-espíritos yãmiyxop, uma variedade de seres animais e vegetais da Mata Atlântica. A apresentação foi feita por representantes dos quatro territórios Maxakali. Também estiveram na solenidade indígenas estudantes do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG, além de representantes do povo Xakriabá, Xukuru-Kariri, Krenak e Pataxó. No total, cerca de 100 indígenas participaram do lançamento. 

A iniciativa faz parte do “projeto Hãmhi Terra Viva”, viabilizado com recursos obtidos pelo MPMG por meio de medidas compensatórias. 

Evento lançou livro e inaugurou exposição na sede do MPMG – Foto: Marcelo Sant’Anna/DPMG 

Com informações do MPMG.