Defensoria Pública realiza visita e promove escuta qualificada aos adolescentes da Casa Lar de Ituiutaba 

Visita à Casa Lar – A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Unidade em Ituiutaba, realizou uma visita institucional à Casa Lar São João Batista para dialogar com os adolescentes acolhidos pela instituição. A visita aconteceu na segunda-feira (28/4) na sede da Casa Lar, na região central de Ituiutaba. 

A Casa Lar João Batista é uma unidade de acolhimento voltada para o amparo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O objetivo da ação foi promover uma escuta qualificada aos jovens e conversar com os colaboradores sobre a necessidade de uma atuação que seja sensível, humanizada e orientada pela proteção integral.  

Participaram da visita a defensora pública Mônica Alves da Costa e a defensora pública Ana Luisa Cavalcanti, ambas titulares da 1ª Defensoria Cível e Cooperação e Conflitos da Unidade de Ituiutaba. Também estiveram presentes o estagiário de pós-graduação da DPMG, Matheus Freitas, e a assistente social Gracielle Vilela. 

Integrantes das equipes da Defensoria Pública e da Casa Lar João Batista 

Na ocasião, as defensoras públicas ainda ressaltaram a importância de garantir a autonomia dos adolescentes para que possam compreender sua situação jurídica e participar ativamente das decisões que envolvem suas vidas. A escuta ativa dos indivíduos permite que eles se reconheçam como protagonistas de suas histórias e fortalece o vínculo entre as instituições. 

A visita também buscou fortalecer os laços de parceria entre as duas instituições na atuação de amparo as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A Defensoria Pública promove mensalmente o atendimento de indivíduos que são acolhidos pela Casa Lar São João Batista.