Participação em Audiência Pública e palestra encerram ações da DPMG alusivas ao Agosto Lilás   

Finalizando as atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização de combate à violência contra a mulher, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou de Audiência Pública e palestra voltada para a questão  

No dia 14 de agosto, a coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (Nudem-BH), defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira participou, de forma virtual, da Audiência Pública, que ocorreu na Câmara Municipal de Belo Horizonte.  

23ª Reunião Ordinária – Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Belo Horizonte 

A reunião teve como objetivo debater assuntos relacionados aos direitos e à proteção da mulher. Na ocasião, a defensora Maria Cecília Pinto, explicou como funcionam os serviços do Nudem, suas atribuições, avanços e desafios.  

“O Nudem é um órgão especializado da Defensoria Pública, que é uma instituição autônoma. Nós atuamos perante os quatro ajuizados de violência doméstica aqui da capital, nós contamos também com uma equipe multidisciplinar, que foi uma conquista importantíssima que nós tivemos no último ano. Hoje temos uma psicóloga e uma assistente social exclusiva do Nudem”, afirma a coordenadora. 

Segundo a defensora Maria Cecília, o serviço do Nudem é um atendimento jurídico integral e gratuito para mulheres em situação de violência.  

Além disso, a defensora pública falou sobre ações desenvolvidas em prol das mulheres e sugestões de atuação da Câmara para efetivação de direitos das mulheres. 

“É um momento para gente refletir, mas também pensar como cada um de nós pode contribuir para melhoria desses serviços”, completa.  

Já na terça-feira (26/8), a defensora ministrou uma palestra sobre assédio sexual e moral para trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Risoleta Tolentino Neves.  

Coordenadora do Nudem-BH, defensora pública Maria Cecília Pinto e Oliveira (3° posição à esquerda) e demais participantes da palestra 

O Hospital Risoleta Tolentino Neves é uma instituição de saúde de caráter filantrópico e alinhado com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

A palestra teve como objetivo, orientar e conscientizar sobre medidas de prevenção ao assédio e violência contra as mulheres.