Mutirão da Defensoria mineira, em parceria com o Tribunal de Justiça, converte 117 uniões estáveis em casamentos no Vale do Jequitinhonha 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

Em cerimônias marcadas pela emoção, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) finalizou o Mutirão de Conversão de União Estável em Casamento na comarca de Araçuaí. Todos os munícipios que integram a comarca – Padre Paraíso, Ponto dos Volantes, Virgem da Lapa, Itinga e Coronel Murta -, além de Araçuaí, receberam a iniciativa, que alcançou 117 casais. 

Com o Mutirão, casais que já dividiam a vida em união estável puderam transformar sua história em aliança reconhecida pela lei, garantindo que cada momento de companheirismo seja protegido pelos efeitos jurídicos do casamento. 

Para celebrar o momento, durante os dias 29 de outubro a 1º de novembro, foram realizadas cerimônias em todos os municípios, quando noivos, familiares e amigos se reuniram para o tão aguardado ‘sim’. 

Ornamentação, flores, tapete vermelho, marcha nupcial, troca de alianças e lembrancinhas para os noivos deram um toque especial às cerimônias. 

Realização 

O Mutirão foi realizado DPMG, por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e da sua Unidade em Araçuaí, e em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). Também foram parceiras da iniciativa as Prefeituras e Câmaras Municipais de Araçuaí, Itinga, Virgem da Lapa, Ponto dos Volantes e Padre Paraíso. 

Confira a seguir fotos das cerimônias. 

Padre Paraíso 

Ponto dos Volantes 

Itinga

Araçuaí  

Coronel Murta

Virgem da Lapa 


Alessandra Amaral — Jornalista/DPMG
imprensa@defensoria.mg.def.br / (31) 3526-0456