• Publicado em: 25/09/2025

Defensoria Pública inaugura Centro de Conciliação e Mediação em Ibirité nesta sexta-feira, 26 de setembro 

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) inaugura, nesta sexta-feira (26/9), às 10h, o Centro de Conciliação e Mediação (CCM) da sua unidade em Ibirité. A solenidade será realizada na sede da Instituição na comarca, localizada na Rua Maria Taitson, 81, 3º andar, Centro. 

Com o novo Centro de Conciliação e Mediação, a DPMG amplia sua política de promoção da cultura da paz e da resolução consensual de conflitos, reafirmando seu compromisso com o acesso à justiça de forma mais rápida, eficaz e humanizada. 

O CCM de Ibirité oferecerá atendimentos especialmente voltados para questões do Direito de Família, como divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, execução de alimentos, entre outros. 

Com a instalação do Centro em Ibirité, a Defensoria Pública passa a contar com 31 Centros de Conciliação e Mediação em todo o estado. 

Conflitos resolvidos com diálogo e autonomia 

A atuação do CCM é baseada em métodos autocompositivos, como a conciliação e a mediação, que permitem às pessoas envolvidas construir juntas a solução para seus conflitos, com o apoio técnico de defensoras e defensores públicos. 

  • Conciliação: indicada para questões mais simples e pontuais. A defensora ou defensor público atua de forma neutra, podendo sugerir soluções e facilitar o acordo. 
  • Mediação: recomendada para casos mais complexos e que envolvem relações continuadas. A defensora ou defensor público atua como facilitador do diálogo, sem propor soluções, permitindo que as partes encontrem, juntas, o melhor caminho para a resolução do conflito. 

As soluções obtidas por meio desses métodos costumam ser mais duradouras e efetivas, uma vez que resultam de acordo mútuo, e não de uma imposição judicial. 

Atendimento à população 

O CCM atenderá moradoras e moradores de Ibirité, Sarzedo e Mário Campos. Para participar das sessões de conciliação ou mediação, as pessoas devem procurar a unidade da Defensoria Pública em Ibirité, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para avaliação do caso e agendamento. 

A Defensoria Pública presta assistência jurídica integral e gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou social. O atendimento é destinado a quem possui renda individual de até três salários-mínimos ou renda familiar de até quatro salários-mínimos. 

📌 Categorias: