Operação Shamar – Defensoria Pública de Minas Gerais participa de ação integrada de conscientização sobre a violência contra as mulheres em Belo Horizonte
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) marcou presença no Dia D da Operação Shamar, realizado na manhã desta quarta-feira (20/8), na Praça Sete, região central de Belo Horizonte.
Em parceria com diversas instituições, a DPMG promoveu ações educativas voltadas à conscientização sobre a violência contra as mulheres, ao incentivo de denúncias anônimas e à proteção das vítimas. Além disso, ofereceu orientação jurídica gratuita à população que buscou atendimento no local.

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), integra a programação do Agosto Lilás — mês dedicado à luta contra a violência de gênero e à promoção da igualdade. Participaram da ação, além da Defensoria e da Sejusp, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Para a coordenadora estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, defensora pública Luana Borba Iserhard, a operação reforça a importância da atuação integrada no combate à violência contra as mulheres.
“Apesar dos avanços proporcionados pela Lei Maria da Penha, que gerou maior conscientização social e fortaleceu a rede de proteção, os dados indicam que ainda há muitos desafios a superar. Por isso, ações como a Operação Shamar são fundamentais, pois promovem um esforço coletivo e articulado entre instituições, cada uma atuando a partir de sua perspectiva para proteger as mulheres”, destacou a defensora.
Ao longo deste mês, a Defensoria mineira tem realizado diversas iniciativas para fortalecer sua atuação na rede de proteção. Entre elas, a comemoração dos 20 anos da Defensoria Especializada na Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero (NUDEM-BH), marcada por uma roda de conversa com outras instituições; uma capacitação para servidores e servidoras focada nas delegacias especializadas de atendimento à mulher, consideradas portas de entrada essenciais para as vítimas; e o Projeto Defensoria nas Escolas, que leva o debate sobre violência de gênero a crianças e adolescentes de instituições públicas e privadas, com ações já realizadas na capital e no interior do estado.
Aline, servidora pública que passava pela Praça Sete, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas jurídicas na tenda da Defensoria. “Estou com uma questão de vizinhança e não sabia se poderia reclamar. A Defensoria apareceu para mim hoje no momento certo. Fui muito bem atendida e recebi orientação. Vou tentar a conciliação, conforme recomendado”, relatou.

Além da coordenadora Luana Borba, participaram da ação as defensoras públicas Diana Fernandes de Moura e Nycole Lins Gonzaga. Foram distribuídas cartilhas educativas e oferecidas orientações jurídicas, reforçando o compromisso da Defensoria com a promoção dos direitos humanos.
Desde o início da Operação Shamar, a Defensoria Pública de Minas Gerais já realizou 792 atendimentos/acolhimentos individuais; além de várias outras ações, entre elas, distribuição de medidas protetivas de urgência, encaminhamentos e participação em rede de enfrentamento.


Alessandra Amaral / Assessoria de Comunicação e Cerimonial – ASCOM
imprensa@defensoria.mg.def.br / Tel: (31) 3526 0456