Plano de Logística Sustentável: DPMG apresenta balanço de 2024 e estratégias para 2025 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) divulga o relatório de ações do seu Plano de Logística Sustentável (PLS), reafirmando o compromisso institucional com a eficiência e a sustentabilidade na gestão de recursos.  

O PLS é um instrumento de planejamento que estabelece objetivos e ações voltadas à adoção de práticas sustentáveis, ao consumo consciente e à racionalização de despesas nos processos logísticos da Instituição. 

A iniciativa está prevista no Plano de Ação nº 14 do PGA 2022-2023. Sua elaboração foi conduzida por comissão instituída pela Resolução nº 1.185/2022, e a Resolução nº 2456/2024 criou sua Comissão Gestora, integrada por servidoras e servidores de setores diversos, sob a coordenação da Superintendência de Recursos Logísticos e Infraestrutura (SRLI). 

Indicadores e resultados 

O relatório detalha as ações realizadas no âmbito do PLS 2023-2025, baseadas inicialmente em nove indicadores e metas: racionalização do consumo de papel, copos descartáveis, papel toalha, água e energia elétrica; uso eficiente de insumos de impressão; redução de gastos com veículos e água envasada; e gestão de resíduos. 

Ao longo de 2024, diversas ações do plano foram implementadas com resultados expressivos.  

Um dos principais destaques foi a redução de 7% no consumo de papel A4, resultado direto da ampliação do uso do SEI e da digitalização de processos administrativos e funcionais. Também houve redução de 22% no fornecimento de água envasada, impulsionada pela substituição dos galões por bebedouros em unidades com infraestrutura adequada.   

Por outro lado, o relatório também aponta desafios, especialmente em função do expressivo crescimento da Instituição. Ficaram acima das metas estabelecidas o consumo de energia elétrica, de combustível na frota institucional e de papel toalha. 

O consumo de copos descartáveis também ultrapassou a meta, apesar da ação bem-sucedida de interrupção do fornecimento desse material para o público interno da Unidade II, em Belo Horizonte, medida recomendada pela Comissão do PLS e executada pela SRLI. Contudo, o aumento de eventos e atendimentos ao público no período diluiu o impacto positivo dessa iniciativa isolada. 

Na área de gestão de resíduos, os estudos técnicos foram concluídos e o processo de aquisição de lixeiras e contêineres iniciado. Entretanto, a coleta seletiva nas unidades da capital não pôde ser implantada em 2024, devido à dificuldade de apoio do serviço público municipal, o que motivou a busca por soluções alternativas para 2025. 

O relatório completo com os resultados de 2024 está disponível para consulta aqui

Perspectivas e ações futuras 

Um desafio importante apontado pela Comissão Gestora do PLS é alinhar o plano à realidade operacional da DPMG, que registrou um crescimento de 76% no número de integrantes entre 2020 e 2024, expansão que impacta diretamente o consumo de insumos e supera as previsões estabelecidas em 2023. 

Diante desse cenário, novas estratégias serão adotadas, como a segmentação dos indicadores por tipo de unidade (atendimento ao público, áreas internas e eventos), o aprimoramento do fluxo de coleta de dados e o fortalecimento das campanhas educativas ao longo do ano. A participação ativa de todos(as) os(as) colaboradores(as) será essencial para o sucesso dessas ações. 

Confira abaixo as principais ações em andamento e previstas para este ano: 

  • Instalação da coleta seletiva nas unidades da capital, com novo sistema de lixeiras, adesivos de sinalização e campanhas educativas;  
     
  • Distribuição de garrafas térmicas reutilizáveis para colaboradores da instituição, em substituição gradual ao uso de copos descartáveis pelo quadro funcional;  
     
  • Revisão das metas de consumo de energia e água, com base em novas unidades de medida (kWh e m³), em substituição ao critério financeiro;  
     
  • Mapeamento do consumo de papel, impressões, papel toalha, copos plásticos e combustível;  
     
  • Criação do portal institucional do PLS;  
     
  • Estudos sobre uso de energia renovável e de otimização das viagens institucionais. 

Novas iniciativas serão divulgadas progressivamente pelos canais institucionais. 

Clique aqui para ler o Plano de Atuação 2025. 

Por uma Defensoria ainda mais verde: a sustentabilidade se constrói com o engajamento de todas e todos!