Imagine um simples conflito com seu vizinho acabar na Justiça e, assim, levar anos para ser resolvido. As consequências podem ganhar contornos dramáticos e até imprevisíveis na convivência social.
Por mais simples que seja a pendência, quem já precisou recorrer à Justiça sabe o quanto pode ser demorada e desgastante a espera por uma decisão que vai dizer, afinal, qual das partes tem direito. Além do tempo do curso do processo, muitas vezes, a solução ao final não traduz em pacificação social, já que a decisão é ditada por um terceiro.
Para ajudar a resolver situações como essa, a Defensoria Pública de Minas Gerais foi às ruas e criou o programa Defensoria no Lar, levando um defensor público à casa dos cidadãos, o que possibilita buscar soluções para o conflito, ao apontar uma alternativa factível para aquela situação específica.
Além de oferecer uma solução extrajudicial, bem mais célere, a iniciativa promove a pacificação entre vizinhos, bem como favorece a orientação em direitos, essencial para despertar no cidadão a consciência de seus direitos e obrigações.
Em 2 meses de atuação:
+20 atendimentos
+70
% dos casos solucionados via conciliação