Conheça os principais cordões de acessibilidade
Cordões de acessibilidade: inclusão e respeito
Os cordões de acessibilidade desempenham um papel fundamental para identificar necessidades específicas de pessoas com deficiências não visíveis, promovendo respeito, acessibilidade e tornando os espaços mais acolhedores e inclusivos.
Cada cordão carrega um significado específico. Confira nas imagens quais são os principais!
🌻 Cordão de girassol
Sinaliza deficiências ocultas, como o autismo. O cordão auxilia que essas pessoas tenham maior compreensão em locais públicos e, caso necessitem, possam receber suporte.
🧩 Cordão de quebra-cabeça
O símbolo é associado às pessoas dentro do espectro autista (TEA).
♾️ Cordão do infinito
Representa a comunidade neurodiversa. A ideia de usar o símbolo do infinito é justamente representar os vários tipos de neurodiversidades que existem.
👐 Cordão de doenças raras
O cordão ajuda a identificar pessoas com doenças raras que possuem necessidades específicas, mas que nem sempre são visíveis, como alergias, restrições ou riscos clínicos.
→ Vale lembrar que, apesar de ser uma ferramenta importante para auxiliar no reconhecimento e garantia dos direitos de pessoas com deficiência, o uso dos cordões não é obrigatório, e mesmo pessoas que não utilizam devem continuar tendo seus direitos garantidos e respeitados.
A Defensoria de Minas reafirma seu compromisso com a defesa da dignidade, do acesso à saúde e da inclusão de todas as pessoas. Conheça nossa atuação na área da pessoa com deficiência.





