Subdefensoria Pública-Geral
A Subdefensoria Pública-Geral é parte da Administração Superior da Defensoria Pública. Está subdividida em Administrativa e Institucional. Os Subdefensores Públicos-Gerais são nomeados pelo Defensor Público-Geral para um mandato de dois anos, com possibilidade de uma recondução. Para assumir o cargo, o candidato deve ser defensor público há pelo menos cinco anos e estar entre os três nomes indicados pelo Defensor Público-Geral.
Apresentação
De acordo com a legislação vigente (Lei Complementar 65/2003 e Resolução nº 149/2018), os Subdefensores Públicos-Gerais desempenham funções essenciais para o funcionamento da Defensoria Pública, tais como:
Principais atribuições da Subdefensora Pública-Geral Administrativa
Coordenação e supervisão das atividades administrativas e de suporte técnico da Defensoria Pública.
Assessoria ao Defensor Público-Geral na execução de suas atribuições.
Gestão financeira e orçamentária , auxiliando no planejamento e execução de recursos.
Autorização de despesas e contratos , incluindo licitações e renovações contratuais.
Organização do Plano Geral de Atuação , garantindo a eficiência dos serviços prestados.
Controle de convênios firmados com órgãos públicos e entidades.
Coordenação e orientação das atividades de recursos humanos, das funções contábeis e financeiras, dos serviços auxiliares, de materiais e patrimônio, inclusive de documentação e arquivo inerentes ao funcionamento da Defensoria Pública.
Principais atribuições do Subdefensor Público-Geral Institucional
Participação no Conselho Superior da Defensoria Pública , atuando como vice-presidente.
Assessoria ao Defensor Público-Geral na execução de suas atribuições.
Organização e a orientação dos órgãos que coordenam e executam a atividade-fim
Coordenação dos concursos para ingresso na classe inicial da carreira da Defensoria Pública
O Subdefensor Público-Geral Administrativo e o Subdefensor Público-Geral Institucional são peças-chave na administração da Defensoria Pública , garantindo que a Instituição funcione de forma eficiente e organizada para atender à população.
Perfil Subdefensora Pública-Geral Administrativa
Karina Rodrigues Maldonado
Biênio 2024-2026
Natural de Fernandópolis/SP, Karina Rodrigues Maldonado é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001) e pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).
Aprovada no IV Concurso para Ingresso na Carreira, foi nomeada defensora pública em 2005. Iniciou sua trajetória na comarca de Medina e, posteriormente, atuou em Curvelo e Itajubá, onde coordenou a Defensoria Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência de Gênero por um ano e meio.
Seguiu sua atuação em São Lourenço, Betim e Contagem, assumindo a Coordenação Local nesta última. Em 2010, foi removida para Belo Horizonte, onde coordenou a Defensoria Especializada em Urgências Criminais da Capital entre 2014 e 2016.
Além disso, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais junto ao Conselho Penitenciário de 2012 a 2016. Em 2021, foi designada para a Assessoria de Administração Estratégica e Inovação do Gabinete da Defensoria Pública-Geral, conduzindo o planejamento estratégico da Instituição.
Em 13 de setembro de 2024, Karina Maldonado entrou em exercício como subdefensora pública-geral de Minas Gerais durante sessão do Conselho Superior da DPMG. Foi novamente empossada, agora como subdefensora pública-geral Administrativa, após a reestruturação da lei orgânica da DPMG (LC 185/2025), em 3 de setembro de 2025.
Perfil Subdefensor Público-Geral Institucional
Gustavo Gonçalves Martinho
Biênio 2024-2026
Outros órgãos da Administração Superior