Defensora pública de Minas Gerais profere palestra em seminário internacional sobre violência institucional no cárcere

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A defensora pública Rachel Aparecida de Aguiar Passos, que atua na  Defensoria Especializada de Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais (DPDH), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou como palestrante do Seminário Internacional de Memória e Perspectivas de Luta contra a Violência Institucional Carcerária.

Defensoras, defensores públicos e a relatora da OEA durante o debate

O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, em Pelotas (RS), visou aprofundar o debate sobre a violência institucional no ambiente carcerário.

Buscando o diálogo com a sociedade civil e entidades internacionais acerca das perspectivas do cárcere, o seminário trouxe palestras, mesas, oficinas e grupos de trabalho.

Nos dois dias do evento, a defensora pública Rachel Passos representou a DPMG, além da sua participação como palestrante no dia 22, ocasião em que abordou o tema Perspectivas de Atuação e Prevenção da Violência, juntamente com o defensor público da União Daniel Cestari; a relatora da Organização dos Estados Americanos (OEA) Romina Otero; o defensor de São Paulo, Patrick Lemos Cacicedo; e a defensora pública do Rio Grande do Sul Cintia Luzzatto.

Em sua palestra, Rachel Passos abordou o tema “Atuação da Defensoria nas Instituições Carcerárias do Estado de Minas Gerais, Sob a Ótica dos Direitos Humanos – Históricos e Novas Perspectivas num Ambiente Democrático”.

Clique aqui para assistir à palestra.