A defensora pública Rachel Aparecida de Aguiar Passos, que atua na Defensoria Especializada de Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais (DPDH), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), participou como palestrante do Seminário Internacional de Memória e Perspectivas de Luta contra a Violência Institucional Carcerária.
O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, em Pelotas (RS), visou aprofundar o debate sobre a violência institucional no ambiente carcerário.
Buscando o diálogo com a sociedade civil e entidades internacionais acerca das perspectivas do cárcere, o seminário trouxe palestras, mesas, oficinas e grupos de trabalho.
Nos dois dias do evento, a defensora pública Rachel Passos representou a DPMG, além da sua participação como palestrante no dia 22, ocasião em que abordou o tema Perspectivas de Atuação e Prevenção da Violência, juntamente com o defensor público da União Daniel Cestari; a relatora da Organização dos Estados Americanos (OEA) Romina Otero; o defensor de São Paulo, Patrick Lemos Cacicedo; e a defensora pública do Rio Grande do Sul Cintia Luzzatto.
Em sua palestra, Rachel Passos abordou o tema “Atuação da Defensoria nas Instituições Carcerárias do Estado de Minas Gerais, Sob a Ótica dos Direitos Humanos – Históricos e Novas Perspectivas num Ambiente Democrático”.
Clique aqui para assistir à palestra.