‘Sempre Vivas 2025’ abre inscrições para ciclo de debates sobre mulheres e emergência climática 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) é uma das instituições parceiras do “Sempre Vivas”, evento realizado anualmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com diversos coletivos e entidades ligados às causas das mulheres. A iniciativa marca o mês de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres. 

Nesta edição de 2025, o “Sempre Vivas” traz o ciclo de debates “Mulheres e Emergências Climáticas: Protagonismo, Construção da Resiliência e Justiça Climática”. 

O tema parte do contexto mundial atual marcado pelas emergências climáticas, decorrentes do aquecimento global e que resultam em eventos extremos, como secas, inundações, tempestades e ondas de calor, demandando ações urgentes para mitigar esses efeitos e reduzir os impactos socioambientais desastrosos deles decorrentes.   

Nesse cenário, é preciso reconhecer as pessoas potencialmente mais afetadas por esse quadro. E as mulheres despontam como segmento principal, devido, dentre outros aspectos, a seu menor acesso à alfabetização e a recursos econômicos e a suas maiores responsabilidades nas atividades de cuidado das pessoas e dos lares na comparação com os homens. E ainda que haja outros grupos também mais sujeitos às situações de vulnerabilidade daí decorrentes, a exemplo dos povos e comunidades tradicionais e da população negra, não raramente há interações e sobreposições dessas identidades com as trajetórias femininas, realçando ainda mais a sua condição de primordialmente afetadas. 

O “Sempre Vivas 2025” pretende trazer o assunto para os debates, fundamental para a construção de um futuro possível e melhor sobre o planeta, tendo as mulheres com a centralidade que lhes é devida. 

Confira a programação.

Aberto ao público, o evento acontece no dia 13 de março, das 9 às 17 horas, no Auditório José de Alencar, na ALMG. 

As inscrições para participação podem ser feitas online até as 15 horas do dia 12 de março. 

Clique para se inscrever.