DPMG abre o Mutirão das Famílias 2025 com mais de 1.400 sessões de conciliação agendadas em 19 Unidades
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Prático, rápido e amigável. Assim foi o divórcio da cozinheira Shirley e do funcionário público Renato. Depois de 20 anos de casamento e três filhos, eles procuraram a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) para formalizar a situação. Tudo foi acertado de comum acordo: o divórcio, a guarda do único filho com idade inferior a 18 anos e a pensão. Juntos, decidiram pelo regime de guarda compartilhada livre do filho, que vai ficar morando com o pai. Quanto à pensão, que poderia pleitear da ex-companheira, Renato abriu mão.
“Achei prático e muito rápido. Eu vim e resolvi. Foi fácil”, disse Shirley.
Bastante satisfeito com o atendimento, Renato endossou a opinião da ex-companheira. “Eu achei bem rápido e o tratamento muito bom. Tratam a gente muito bem, com muito respeito. Confesso que fiquei surpreso, a gente costuma ter uma opinião ruim do serviço público, mas não tenho do que reclamar. Foi excelente”, relatou Renato.

O divórcio do casal foi feito em uma das primeiras sessões de conciliação do Mutirão das Famílias que a Defensoria Pública mineira está realizando nesta semana em 19 Unidades da Instituição.
No total, estão agendadas 1.421 sessões de conciliação, 221 em Belo Horizonte e 1.200 em Unidades do interior do estado. As sessões seguem até a sexta-feira, dia 28 de março.
Deicson também participou do Mutirão em Belo Horizonte. Ele e Karine se casaram no Casamento Comunitário que a DPMG promoveu em 2018. “Facilitou muito porque a gente não teria condições de gastar com isso agora. E foi bom também porque a Karine participou de forma virtual. Ela está cuidando da mãe em outra cidade e não precisou viajar. Agora está resolvido e fica tudo certinho”, afirmou o pedreiro.

Durante o Mutirão, defensoras e defensores públicos fazem sessões de conciliação com as partes envolvidas, buscando resolver de forma consensual casos de pensão alimentícia; divórcio; reconhecimento e dissolução de união estável; reconhecimento espontâneo de paternidade, guarda; regime de convivência; dentre outros.
São atendidas demandas de alimentos; divórcio; união estável; guarda; regulamentação da convivência; partilha de bens; reconhecimento voluntário de paternidade/maternidade e reconhecimento de filiação socioafetiva.
Além de Belo Horizonte, esta edição do Mutirão das Famílias está sendo realizada em Betim; Conceição do Mato Dentro; Conselheiro Lafaiete; Diamantina; Governador Valadares; Guanhães; Ibirité; Jaboticatubas; Janaúba; João Monlevade; Matias Barbosa; Montes Claros; Poços de Caldas; Ponte Nova; Teófilo Otoni; Ubá, Uberlândia e Unaí.

O Mutirão das Famílias é uma iniciativa da DPMG voltada para a solução consensual de conflitos, possibilitando a resolução acessível e rápida das demandas jurídicas e contribuindo para a pacificação da sociedade.
O projeto é realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e da Coordenadoria Estadual dos Centros de Conciliação e Mediação.


Confira abaixo algumas imagens do Mutirão nas unidades do interior.






















Alessandra Amaral – Jornalista DPMG.