Prazo para responder o Censo Previdenciário 2025 vai até 31/5. Recenseamento é online e obrigatório para todos os membros e servidores efetivos, ativos e aposentados
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), está realizando o Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública de Minas Gerais.
O recenseamento é obrigatório.
Deverão responder o Censo os segurados ativos e aposentados, sejam eles membros ou servidores. Os segurados ativos (membros ou servidores), que se encontram em alguma situação de afastamento, tais como Licença para Tratamento de Saúde – LTS, Licença para Tratar de Interesses Pessoais – LIP e cessão (com ou sem ônus), também devem responder o Censo.
O recenseamento é realizado por meio de plataforma digital, totalmente online. O prazo para responder o Censo inicia em 1º de abril de 2025 e termina em 31 de maio de 2025.
Clique para acessar.
Não deixe para depois! A atualização cadastral é obrigatória.
O Censo Previdenciário é um procedimento de atualização da base de dados cadastral, funcional e financeira do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS de caráter obrigatório para todos os segurados ativos, aposentados e pensionistas. O objetivo é promover a atualização de dados cadastrais necessários à gestão e aos procedimentos de natureza previdenciária, exigidos pela legislação federal e pelo Ministério da Previdência Social.
É importante esclarecer que o Censo Cadastral Previdenciário é um procedimento adicional e independente de outros realizados periodicamente, como por exemplo, a Prova de Vida dos aposentados.
Clique para ler a Cartilha informativa, com perguntas e respostas.
Em caso de dúvida, acesse os tutoriais explicativos.
Membras e membros, servidoras e servidores ativos.
Membras e membros, servidoras e servidores aposentados.
Se preferir, acompanhe o passo a passo nos arquivos PDF: