Defensor público participa de documentário sobre o papel do empreendedorismo no processo de ressocialização de ex-detentos
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
O defensor público e coordenador da Coordenadoria Estratégica do Sistema Prisional da Defensoria Pública de Minas Gerais (CESP/DPMG), Leonardo Bicalho de Abreu, participou de um documentário produzido pela Rádio Itatiaia sobre ressocialização por meio do empreendedorismo.
O documentário foi ao ar no Dia do Trabalhador (1º de maio), e está disponível nos canais oficiais da emissora. Você pode assistir o documentário na íntegra completo clicando aqui!
Intitulado “Negócios e liberdade: ex-detentos retornam à sociedade através do trabalho e empreendedorismo”, o especial faz parte da série “Volta por cima” e teve como objetivo contar a história de indivíduos que encontram no empreendedorismo uma oportunidade de recomeçar após cumprirem pena no sistema prisional.
O documentário mostra as dificuldades encontradas por esses ex-detentos na busca de oportunidades no mercado de trabalho e como muitas vezes a saída é trabalhar de forma autônoma ou abrir seu próprio negócio.
A reportagem mostra a história de pessoas que conseguiram montar algum tipo de empreendimento após cumprirem sua pena e aqueles que ainda se encontram dentro do sistema prisional, mas que já se preparam para o futuro do lado de fora por meio de cursos e capitações disponíveis dentro das unidades prisionais.
Em sua participação, o defensor público Leonardo Bicalho ressaltou a importância da capacitação dentro dos presídios como uma forma de melhorar o processo de ressocialização do detento. “Nós como sociedade precisamos fomentar que essas pessoas se capacitem, melhorem do ponto de vista pessoal, e tenham a oportunidade de exercerem alguma atividade lícita e não voltar a cometer crimes”, pontuou.

O documentário também aborda as questões de defasagem do sistema prisional no processo de oferecer capacitação aos presidiários. Muitos dos cursos e trabalhos disponíveis já não conversam mais com as demandas atuais do mercado de trabalho e acabam por não preparar completamente o indivíduo para os novos desafios da sociedade.
Estagiário Davison Henrique, sob a supervisão da Ascom.