Vinte sete casais de Pedro Leopoldo celebrarão o amor e a formalização da união por meio do Casamento Comunitário da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), no próximo dia 16 de novembro. O evento acontecerá às 18h no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG).
A iniciativa extrajudicial da DPMG tem o objetivo de de garantir a segurança jurídica do casal em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança, por meio da união civil.
A ação é realizada por meio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) e tem o objetivo de dar oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho da cerimônia nupcial.
O evento terá tudo o que pede uma ocasião especial como esta, como entrada dos noivos em marcha nupcial, tapete vermelho, bem-casados, distribuição de presentes, entre outras ações, viabilizadas por uma rede de solidariedade formada por parcerias voluntárias.
O Casamento Comunitário acontece como forma de proporcionar, também, a regularização de relações familiares, valorização do afeto do casal e da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.
Parceiros
São parceiros institucionais dessa ação a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdição e Tutelas do município e os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais com Atribuição Notarial dos Distritos de Fidalgo, Doutor Lund e Vera Cruz de Minas.
Realização
A iniciativa é realizada por meio da Unidade da DPMG em Pedro Leopoldo, com o apoio da Defensoria Pública de Belo Horizonte.
Cerca de 8.000 pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela DPMG, que acontece em Belo Horizonte e também em unidades no interior desde a primeira celebração, em 2009.