Defensoria Pública de Minas Gerais reforma ônibus para aprimorar atendimento itinerante em todo o estado

Por Assessoria de Comunicação em 5 de julho de 2023

O projeto Defensoria Itinerante já percorreu mais de 50 mil quilômetros levando os serviços da Instituição para cidadãs e cidadãos em todo o Estado – Fotos: Marcelo Sant’Anna / DPMG

A Defensoria Pública Itinerante está com novo visual e passa a oferecer mais serviços à população. O ônibus do projeto foi totalmente reformado e customizado, aprimorando a estrutura para os atendimentos itinerantes.

O veículo agora conta com seis guichês para atendimento no seu interior, além do toldo para uso externo. O ônibus também passou a contar com uma cabine adaptada para coleta de material para exame de DNA.

O espaço foi projetado para oferecer privacidade às assistidas e assistidos que utilizarem seus serviços.

O veículo recebeu também novo envelopamento externo, com layout produzido pela Assessoria de Comunicação da DPMG, seguindo a mesma linha e argumentos de campanhas publicitárias sobre os serviços oferecidos e o público-alvo da Instituição.

O fortalecimento e expansão do atendimento pela Defensoria Itinerante é um dos projetos do 2º Planejamento Estratégico da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), que se encontra em fase de execução.

O espaço interno foi projetado para oferecer estrutura adequada aos atendimentos e privacidade para assistidas e assistidos

Conforme explica a coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC), defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, o projeto Defensoria Itinerante levará os serviços da Instituição a comarcas onde não há Defensoria instalada. Serão priorizadas áreas de maior vulnerabilidade social, com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou cuja população tenha dificuldade de acesso à sede da Defensoria Pública.

“Vamos levar projetos da DPMG, como os mutirões Direito a Ter Pai, Meu Documento e o Mutirão das Famílias para comarcas que não têm Defensoria”, afirma a coordenadora.

A Defensoria mineira está elaborando e finalizará em julho o cronograma dos atendimentos do ônibus itinerante para o segundo semestre. O planejamento inclui articulação com os municípios que receberão o projeto, divulgação da ação e realização prévia de inscrições, dinâmica que proporciona mais efetividade ao serviço.

“O atendimento tem que ser eficiente, por isso vamos dar ênfase aos projetos extrajudiciais os quais possibilitam que os atendimentos feitos sejam concluídos nas localidades, com a entrega dos serviços oferecidos para as assistidas e os assistidos”, observa a coordenadora de Projetos, Michelle Mascarenhas.

Além do ônibus reformado, atualmente a Defensoria Pública de Minas conta com uma van também estruturada para atendimento itinerante. Já está em planejamento a estruturação de um terceiro veículo.

 Alessandra Amaral – Jornalista DPMG

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