Programa coordenado por defensora pública de Minas Gerais tem como um dos objetivos buscar a pacificação no ambiente comunitário
A Revista Educação &Cultura Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, publicou em sua última edição o artigo “Indicadores para análise de programas de prevenção de violência escolar: o que professores e alunos têm a dizer”, da professora dra. Joyce Mary Adam.
O artigo apresenta resultados da pesquisa da autora, cujo objetivo foi analisar quais elementos professores e alunos de escolas estaduais de Minas Gerais e São Paulo propõem como indicadores significativos para avaliar a efetividade de propostas governamentais de prevenção à violência escolar.
Para a elaboração destes indicadores, foram avaliados os programas Mediação de Conflitos em Ambiente Escolar – MESC, em Minas Gerais, coordenado pela defensora pública Francis Coutinho, e Sistema de Proteção Escolar, no estado de São Paulo.
De acordo com a coordenadora do MESC, defensora pública de Minas Gerais, Francis Coutinho, a pesquisa científica, utilizando elementos qualitativos e quantitativos, comprova a eficácia do projeto no controle da violência, seus efeitos e relevância social.
“O estudo valida o projeto MESC como instrumento institucional eficaz de mediação escolar. O trabalho desenvolvido busca, por meio da efetividade do respeito à diversidade e aos valores de tolerância e empatia, combater preconceitos de toda ordem, garantindo assim a pacificação do ambiente comunitário”, ressalta a defensora pública.
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