Brumadinho recebe novas instalações da Defensoria Pública. Inauguração será nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?
Nesta quinta-feira (19/12), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) fará a inauguração oficial das novas instalações da Instituição em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A solenidade será às 10 horas, na Rua Governador Valadares, 268, Centro, com a presença da defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.
A nova sede foi estruturada para proporcionar mais conforto e facilidade para as assistidas e assistidos. Está localizada na área central do município, em frente ao Fórum, facilitando o acesso do público. Suas instalações contam com acessibilidade, salas para atendimento individualizado, ambientes climatizados e amplos, incluindo sala de conciliação e mediação para tratativas de acordos extrajudiciais.
Três defensoras públicas atuam na Unidade, nas áreas de Família, Criminal e Cível. Em média são realizados 150 atendimentos por mês.
Com a inauguração, a DPMG dá continuidade à política institucional de oferecer unidades melhor estruturadas, custeadas com recursos próprios, para aprimorar o atendimento às assistidas e assistidos.
A primeira sede permanente da Defensoria Pública de Minas Gerais em Brumadinho foi inaugurada em abril de 2019, menos de três meses após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Antes, desde o dia da tragédia até a instalação da Unidade, a Instituição esteve presente prestando atendimentos diários em diversos locais como a Estação Conhecimento, nos postos de cadastro da Vale, nas comunidades atingidas e no ônibus da Defensoria Pública Itinerante.
DPMG
A Defensoria Pública é a instituição pública responsável por prestar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos vulnerabilizados, além de promover a solução extrajudicial de conflitos, educação em direitos e conscientização da população sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico.