Coordenadora da CEDEM fala sobre atuação da Defensoria mineira em evento alusivo ao Agosto Lilás 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir a notícia?

A coordenadora Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPMG, defensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves, participou nesta quarta-feira (21/8) do evento “Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência”, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. 

Defensora pública Samantha Vilarinho durante a apresentação compartilhada com o TJMG e o MPMG – Fotos: PCMG

O encontro foi promovido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov). 

Na ocasião, o Governo do Estado anunciou a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher. O vice-governador Professor Mateus assinou o despacho que determina a criação do órgão. 

A nova diretoria terá a função de supervisionar tecnicamente as ações de todas as delegacias especializadas em atendimento às mulheres em Minas Gerais. O objetivo é unificar o tratamento dos casos e aprimorar a coordenação das informações e estratégias entre as diferentes unidades policiais. 

O evento “Agosto Lilás: Quebre o Ciclo da Violência” também contou com apresentações e debates de órgãos e instituições que atuam na seara da proteção às mulheres.  

A Defensoria Pública dividiu a apresentação “Articulação Intersetorial da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica” com representantes do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. 

Com informações da Agência Minas. 

Palestra em evento do CREAM de Lagoa Santa 

No dia anterior (20/8), a coordenadora realizou palestra a convite do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (CREAM) de Lagoa Santa, também em evento alusivo ao “Agosto Lilás”. 

A apresentação teve como tema a “Abordagem nas situações de violência sexual: conhecendo o fluxograma de atendimento”. O evento foi realizado pela Diretoria Municipal de Desenvolvimento Social ao qual o CREAM está vinculado e pela Secretaria Municipal de Saúde.  

O público-alvo foi composto por servidoras e servidores da rede de atendimento do município, que engloba serviços de saúde, assistência social, segurança pública, conselho tutelar, dentre outros. 

A defensora pública Samantha Vilarinho discorreu sobre a rede de apoio e atendimento a casos de violência sexual