A defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser, coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC) da DPMG, foi homenageada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com a placa Desembargador Herbert Carneiro.
A honraria foi entregue nesta terça-feira (13/8), pelo 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Rogério Medeiros, e pela desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, 3ª vice-presidente na gestão 2022-2024, período em que foi aprovada a homenagem.
Michelle Lopes Mascarenhas estava acompanhada pela defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; pela defensora pública Raquel Fernanda Tenório Seco, da CooProC; e pela coordenadora regional de Família e Sucessões na capital, defensora pública Dayanne Carla Mazzon Dias Mendes. Também estava presente o juiz auxiliar da 3ª vice-presidência José Ricardo dos Santos de Freitas Véras.
Criada em 2021, a placa Desembargador Herbert Carneiro reconhece personalidades que se destacam pelo compromisso e incentivo à promoção da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos no âmbito do Poder Judiciário mineiro.
Ao entregar a homenagem, o desembargador Rogério Medeiros afirmou que o momento representa também o reconhecimento da profícua parceria entre as instituições. “O papel da Defensoria Pública como parceira é muito importante porque, geralmente, as pessoas necessitadas de justiça são carentes financeiramente e essa assistência gratuita, que a Defensoria como instituição essencial do Estado presta, é de extrema relevância. Fiz questão de que a desembargadora Ana Paula fizesse também a entrega, pois o deferimento da placa foi aprovado na gestão dela. Da minha parte, renovo esse compromisso para que no próximo biênio continuemos de mãos dadas nesse objetivo comum”, disse o magistrado.
A desembargadora Ana Paula Caixeta fez elogios à homenageada e à Defensoria Pública. “A doutora Michelle sempre está à frente conosco nos Cejuscs Itinerantes. A Defensoria tem um trabalho maravilhoso, com inúmeros projetos, e eu só tenho a agradecer pela profícua parceria, como o desembargador Rogério Medeiros falou, e desejar que continue frutuosa em prol de quem merece, que é jurisdicionado”, afirmou.
A defensora pública Michelle Lopes agradeceu a homenagem e ressaltou o produtivo diálogo entre as duas instituições, por meio dos projetos Defensoria Pública Itinerante e Cejusc Itinerante. “Temos o mesmo objetivo, que é conferir à cidadã e ao cidadão o direito que ele tanto precisa”, afirmou.
A defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, já recebeu a mesma homenagem em 2022. A placa tem o nome do desembargador Herbert Carneiro, ex-presidente da Corte mineira, que faleceu em 6 de abril de 2018.
Com informações do TJMG.