O defensor público Luís Renato Braga Arêas Pinheiro participou na terça-feira (9/5) do evento de pré-lançamento da campanha “Autismo – Todos nós temos Direitos, Segurança e Acolhimento”, que será lançada oficialmente no dia 15 de junho na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
Luís Renato é titular da Coordenadoria Estadual da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, da DPMG. Também atua como coordenador-geral da Rede de Proteção da Pessoa com Deficiência das Instituições do Sistema de Justiça e Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais; membro da Comissão Especial do Direito das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos e gestor do projeto “Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção”.
O evento ocorreu no 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em Belo Horizonte, com palestra ministrada pelo premiado artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, que possui autismo nível 1 e, recentemente, lançou seu segundo livro – “O Garoto Satélite”.
Durante a palestra, dirigida para militares, foi apresentada a campanha. Em sua fala, Ernane relatou as principais demandas que vem recebendo da sociedade. Também, ressaltou sobre a importância da informação sobre o autismo e sua simbologia (Laço Quebra-cabeça, Cordão de Identificação, CIPTEA), para uma identificação da pessoa autista na rua em uma possível abordagem por parte das forças de segurança pública.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância dos agentes públicos de segurança para as pessoas com autismo e seus familiares. Durante o evento também foi ressaltada a importância de os policiais militares estarem devidamente preparados para prestar atendimento eficaz à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), respeitando seus direitos e compreendendo suas necessidades.
Pela DPMG, também participou o chefe da Assessoria Militar, tenente-coronel PM William de Oliveira Machado.